Coopindaiá oportuniza a comercialização dos produtos da agricultura familiar de Buritis

0
340

 

Pequenos produtores rurais de Buritis participaram, na última sexta-feira (20), de uma reunião com o Superintendente Federal de Agricultura no Distrito Federal, Willian Barbosa e com o Presidente da Coopindaiá, cooperativa de Luziânia (GO) que assumiu o Mercado do Peixe de Brasília (DF) e adquire  alimentos da agricultura familiar de mais de 12 municípios do entorno. O objetivo da reunião foi alinhar os processos de produção e comercialização de produtos da agricultura familiar, esta foi uma iniciativa do vereador Geldo da Mariquita. 

O Superintendente Federal de Agricultura no Distrito Federal informou durante a reunião que os processos de aquisição de produtos que são comercializados no Mercado do Peixe, que atualmente é gerido pela Coopindaiá, deverão dar preferência aos municípios que integram a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE), na qual Buritis está inserido. Segundo o superintendente, de todos os produtos comercializados no mercado, pelo menos 70% deverão ser provenientes dos municípios da RIDE. 

A Cooper Indaiá atua em vários segmentos como leiteiro, horticultura e fruticultura, porém a principal proposta apresentada na reunião foi o fomento a criação de peixes. Atualmente o mercado de comercialização do peixe está em alta, o aumento no consumo do pescado se dá através das escolas do estado de Goiás que incluíram o peixe em suas refeições, o alimento deverá ser ofertado pelo menos uma vez a cada semana. 

O prefeito de Buritis, Keny Soares, esteve presente na reunião e destacou a importância de fomentar os processos produtivos entre os pequenos produtores da região, gerando emprego e renda. O prefeito afirmou que a Secretaria Municipal de Agricultura e a Emater, estarão auxiliando os produtores através de assistência técnica. Para Keny, a vinda da Coopeindaiá para Buritis representa um grande passo para agricultura familiar, visto que com a organização dos processos produtivos, a venda é garantida. 

Deixe uma resposta