Alunos da rede pública estadual de Minas Gerais terão regime de estudo não presencial

0
2983

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresentou nesta terça-feira (12), o Regime de Estudo não Presencial para os alunos das escolas da rede pública estadual. O conjunto de ferramentas foi pensado e desenvolvido pela equipe da SEE/MG com o apoio das redes municipais e conta com três principais ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas a distância, durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estão suspensas.

Planos de Estudos Tutorados

Nesta terça-feira (12), a primeira ferramenta já está disponível: os Planos de Estudos Tutorados (PETs), que são apostilas com o conteúdo das disciplinas que será desenvolvido ao longo do período. O material trará o conteúdo teórico e atividades para serem feitas ao longo das semanas e pode ser baixado no site: estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. A distribuição aos alunos também pode ser pelos meios virtuais via site, e-mail e Whatsapp.

Apostilas do Plano de Estudos Tutorados da SEE/MG

Já os alunos que não têm acesso à internet, receberão o material impresso. A organização do processo de entrega do PET impresso aos estudantes deverá ser feita pela escola em estreito diálogo com as Secretarias Municipais de Educação, dos segmentos representativos das respectivas comunidades, entre outras possibilidades que sejam adequadas a cada comunidade escolar.

Se liga na Educação

Na segunda-feira (18) estreia o programa “Se Liga na Educação”, que vai exibir aulas que serão transmitidas pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã. As aulas vão priorizar os conteúdos que os alunos têm mais dificuldades e além disso, uma hora da programação será transmitida ao vivo, permitindo que os estudantes possam interagir e tirar dúvidas.

Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento.

  • Segunda-feira, a temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física).
  • Terça-feira o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia).
  • Quarta-feira será a disciplina de Matemática.
  • Quinta será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física).
  • Sexta-feira uma programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O programa “Se Liga na Educação” será transmitido pela Rede Minas

A Rede Minas está presente em 186 municípios e a expectativa da SEE é que a programação chegue a cerca de 1 milhão alunos da rede. Antenas parabólicas também podem receber o sinal da Rede Minas via satélite. Assinantes da Net e da Oi TV também têm o sinal da Rede Minas.

Conexão Escola

Também a partir da segunda-feira (18) será disponibilizada a terceira ferramenta: o aplicativo para dispositivo móvel Conexão Escola. Na plataforma, alunos e professores terão acesso aos PETs e ainda poderão encontrar as aulas já exibidas no programa “Se Liga na Educação”. O aplicativo está disponível na loja Google Play Store e, em breve, estará também da Apple Store. A ferramenta ainda possibilitará que alunos e professores interajam em salas virtuais para facilitar o entendimento do conteúdo e também solucionar dúvidas.

Além disso, todos os materiais e o guia prático de como acessar estas ferramentas estarão no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, nas redes sociais e no site educacao.mg.gov.br.

Aplicativo para dispositivo móvel Conexão Escola

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, todas as ferramentas foram pensadas considerando as diversas realidades vivenciadas no estado e neste momento inicial, o importante é que as atividades sejam retomadas tomando todas as precauções que o momento exige, de acordo com a orientações da SES.

FONTE: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Deixe uma resposta