Bombeiros do Distrito Federal instalam-se temporariamente em Buritis

Todos os anos, desde 1995, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e do Grupamento de Proteção Ambiental visitam fazendas na região do Noroeste de Minas, no cerrado mineiro, e instalam-se em cidades próximas, realizando um trabalho de retirada de cabos de rebrota de eucalipto para confecção de abafadores de incêndio, equipamento muito utilizado no combate a incêndios florestais, principalmente na região do cerrado.

No mês de novembro deste ano, Buritis foi a escolhida para receber estes Bombeiros. Há cerca de uma semana, 14 homens do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e do Grupamento de Proteção Ambiental estão instalados na cidade, para realizar a retirada de 2.000 a 3.000 rebrotas de eucalipto na Fazenda Agroreservas do Brasil, cerca de 70 km de Buritis, no município de Unaí.

Segundo o Tenente Coronel Ricardo Viana Barreto, Comandante do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a cidade de Buritis foi a escolhida após um planejamento de estrutura e logística, e durante esse período, um treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Prevenção e Combate a Incêndio Urbano e curso de Primeiros Socorros, é oferecido aos funcionários da Fazenda.

Todo o material retirado é levado para o Distrito Federal e será utilizado no combate a incêndios no DF e RIDE (Região Integrada do Distrito Federal e Entorno), a qual Buritis faz parte.

Ainda segundo o Tenente Coronel Viana, “ devido ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal ter uma estrutura robusta e uma quantidade considerável de Bombeiros Militares, ele atua também em conjunto e em parceria para atender toda essa região. ”

Os abafadores de incêndio são fabricados anualmente pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, sendo um equipamento utilizado com grandes resultados no combate a incêndios, que teve uma redução de 53% de área queimada no Distrito Federal, passando de 12 mil para cerca de 6 mil ocorrências anuais.

FONTE: Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

FOTOS: Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

Comentários:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *