Ciclista de Buritis se destaca a nível nacional em Mountain Bike

Buritis é uma cidade de muitos adeptos ao ciclismo, é possível ver nos finais de tarde um grupo unido e bem representado de atletas nas rodovias próximas à cidade, e entre eles, lá está Ernani Júnior, que vem se destacando no esporte desde que começou a praticar.

Ernani Prado Fonseca Júnior, de 16 anos, começou sua vida no ciclismo em 2014, aos 12 anos foi convidado por amigos a participar de um desafio em comemoração ao aniversário de Buritis. Foi sem intenção de vencer e já se destacou de início, alcançando o 3º lugar. A partir de então, seu pai o presenteou com uma bicicleta e ele passou a correr e treinar para os próximos desafios de sua carreira de atleta.

Em 2016, passou a competir em campeonatos de ciclismo em Buritis e região e sua primeira vitória veio no Campeonato Brasiliense. O pai, seu maior incentivador, o presenteou com uma bicicleta de carbono e Ernani passou a treinar profissionalmente e a se desenvolver no esporte. No mesmo ano, disputou a Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) para adquirir conhecimento e experiência no ciclismo, e voltou para casa campeão na categoria sub-15 e oitavo lugar na categoria geral.

Ernani conta que desde que começou a disputar em campeonatos, passou a se especializar dentro de categorias do ciclismo, como a Mountain Bike e a maratona, com percursos mais longos e caminhos com maior grau de dificuldade, subidas e ladeiras.

No ano de 2017 já era destaque no ciclismo e havia conquistado dezenas de campeonatos, subindo ao pódio várias vezes. Passou a competir em diferentes disputas nacionais e abraçou profissionalmente o esporte, sempre focado nos resultados e na vitória.

Sua última grande vitória foi na Copa Internacional (CIMTB) de 2018, que aconteceu no último mês de novembro em Congonhas (MG), a qual ele vinha treinando há mais de um ano. Durante o evento, no primeiro dia ele venceu no Campeonato Brasileiro de XCE, onde a disputa aconteceu num circuito menor e mais explosivo. Na grande maratona ciclística no último dia do evento, apesar da chuva, Ernani concentrou suas forças em seus treinos e mais uma vez foi o vencedor, com um tempo de 1h44min de prova, num percurso de 44 km.

Atualmente também é campeão 2018 na categoria juvenil da prova “70km – Desafio Internacional de MTB – Brasília” e coleciona dezenas de medalhas e troféus, com participação em mais de cem campeonatos.

Ernani subiu no primeiro lugar do pódio 25 vezes e continua seus treinos diários com outros ciclistas. Ele nos relata sobre Buritis ser um lugar propício para seus treinos, por estar cercado de serras, o fortalece como atleta e o diferencia de outros competidores em sua categoria.

Para o ano de 2019, ainda sem patrocínio, mas com grande incentivo e apoio de seus pais, Ernani Prado e Gláucia Santos, o nosso atleta se prepara para novas disputas, ele passará para a categoria Junior na Confederação Brasileira de Ciclismo. Seus próximos desafios são o Campeonato Brasileiro de XCM, Campeonato Brasileiro de XCO e a Copa Internacional de MTB.

Boa sorte e grandes conquistas ao nosso grande atleta!!

FOTOS: TV Rio Preto e Ernani Júnior

 

Comentários:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *