Sábado é Dia D de Multivacinação: momento de atualizar o cartão de vacina.

0
428

Prefeitura Municipal de Buritis realiza neste sábado (20/08) o “Dia D” de multivacinação nos postos de saúde. O “Dia D” faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada neste mês de agosto, para reforçar a importância de manter o calendário de vacinação atualizado, evitando o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas graças à vacinação.

A iniciativa tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação das crianças e jovens e reforçar a proteção contra doenças como: caxumba, sarampo, meningite entre outras doenças. O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Buritis, o horário de atendimento será das 08h às 16h em todas as USF (Unidade de saúde da família).

Como saber se falta alguma vacina?
A caderneta de vacinação é um documento oficial com a informação das vacinas indicadas. O profissional de saúde pode, junto com você, avaliar o registro e identificar se as vacinas estão em dia ou se tem alguma dose faltando. Procure um Centro de Saúde para receber a orientação da equipe de enfermagem.

A atenção à imunização não pode se restringir apenas à infância, fase com maior volume de vacinas recomendadas, mas se manter durante a adolescência e fase adulta. Isso porque, mesmo com a imunização na infância, é preciso realizar um reforço vacinal ao longo da vida, seja na adolescência ou na fase adulta. É o caso de algumas vacinas meningocócicas, que previnem diferentes tipos de meningite, e devem ser reforçadas de acordo com o calendário vacinal

Ana Flávia Moreira

Deixe uma resposta