Setembro Amarelo: “Falar é a melhor solução”

0
182

 

O “setembro Amarelo” é uma campanha nacional de combate ao suicídio que acontece em todos o país.  E no 10 de setembro é comemorado o dia mundial de prevenção ao suicídio.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas morrem por dia vítimas do suicídio no Brasil, aproximadamente 12 mil pessoas por ano, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. Também são vítimas do suicídio os familiares e amigos de quem tira a própria vida, os sobreviventes se questionam se poderiam ter feito algo para evitar o ato, infelizmente cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais; em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de drogas.

Também são fatores de risco para o suicídio situações como desemprego, sensações de vergonha, desonra, desilusões amorosas, além de antecedentes de doenças mentais. O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

É por isso que “Falar é a melhor solução” é o slogan da campanha, cujos envolvidos na sua organização acreditam que conscientizando as pessoas podem prevenir 9 em cada 10 situações de atos suicidas.

Se pensar em suicídio busque ajuda.

É importante que as pessoas que estejam passando por momentos de crise busquem ajuda. O ideal é um acompanhamento psicológico, além do apoio da família e dos amigos. Para isso, é essencial que as pessoas consigam falar sobre o que sentem.

Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV).

Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através do telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso. O site do CVV é www.cvv.org.br.

 

Deixe uma resposta