Covid 19: Cepa Britânica é confirmada no Distrito Federal

0
1692

A cepa britânica, chamada de B.1.1.7, foi identificada em uma das 11 amostras de genoma do vírus enviadas à Fiocruz. O dado está disponível no Demonstrativo de Linhagens e Genomas Sars-CoV-2, na página oficial da fundação.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela foi responsável por um aumento significativo da transmissibilidade, incidência, hospitalizações e pressão sobre o sistema de saúde desde a segunda metade do último mês de 2020.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou o registro da variante B.1.1.7 do novo coronavírus no Distrito Federal. A nova cepa, identificada primeiramente no reino Unido, já tinha sido detectada nos estados de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

Apesar de ser necessário esforço coletivo para coibir a proliferação do vírus e impedir que novas variantes se espalhem e surjam, o que pode comprometer a eficácia das vacinas disponíveis, as ações dos órgãos fiscalizadores durante o feriado prolongado de carnaval mostram que o descaso às normas sanitárias permanece.

Por isso é importante ressaltar que a pandemia não acabou, é necessário redobrar os cuidados, já que não há informações precisas sobre essa nova variante. Os protocolos de prevenção da doença se tornam mais importantes para evitar a transmissão de cepas novas, antigas ou surgimento de mutações.

 

Deixe uma resposta