Começa hoje a 4ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema

0
1282

A 4ª edição do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema acontece entre os dias 23 de setembro e 04 de outubro trazendo novidades. Além de suas já conhecidas mostras, serão lançados 10 filmes produzidos por moradores da região selecionados pelo Prêmio Estímulo à produção de curtas-metragens e o podcast FalaBaru, produzido por jovens de Sagarana e Chapada Gaúcha, em parceria com o Instituto Rosa e Sertão.

Excepcionalmente online, a programação deste ano exibe a Mostra Competitiva Regional (23 a 27 de setembro) com 23 curtas-metragens produzidos em MG, BA, GO e DF; e a Mostra Sertãozin (30 de setembro a 04 de outubro), voltada ao público infanto-juvenil, com filmes e contação de histórias.

O CineBaru leva às telas um olhar sobre tradição, mestras e mestres, cidade e sertão, mulheres no sertão, meio ambiente e a luta pela terra e pela água, agroecologia, segurança alimentar, cinema e ativismo, literatura roseana, comunidades e povos tradicionais, entre outros.

Além disso, busca fortalecer o movimento de combate às desigualdades ainda profundamente enraizadas em nossa sociedade, bem como dentro da própria produção cinematográfica nacional, seguindo a diretriz de promover filmes dirigidos e/ou protagonizados por mulheres, negras e negros, indígenas e LGBTQIA+.

Na sua 3ª edição, a Mostra alcançou a marca de quase 100 filmes exibidos e cerca de 400 inscritos desde 2017. Neste ano de 2020, recebeu 155 inscrições de filmes curtas-metragens, dos quais 23 foram selecionados para a Mostra Competitiva e 9 para a Mostra Sertãozin.

Foto: Equipe Cinebaru/Divulgação

Todos os anos, o CineBaru lança uma Campanha de Financiamento Coletivo para viabilizar sua realização. É com a ajuda de amigos, parceiros e benfeitores que a Mostra Sagarana de Cinema se consolidou no calendário cultural do noroeste do estado de Minas Gerais, sendo, atualmente, a maior mostra de cinema independente dessa região, dialogando com as fronteiras do sertão e viabilizando um alcance de público entre os estados vizinhos.

A programação pode ser conferida em nossas redes:

Site: http://www.cinebaru.com.br/

Página no Facebook: facebook.com/cinebaru

Perfil no Instagram: @cinebaru

Conheça o CineBaru

O CineBaru surge de uma articulação idealizada por um coletivo de caminhantes do projeto O Caminho do Sertão, evento anual que propõe uma caminhada sócio-eco-literária baseada na obra de João Guimarães Rosa e nas pautas dos Gerais de Minas.

Caminhantes de diversas edições do projeto, organizados dentro do coletivo Ecos do Caminho, mantêm uma sede em Sagarana, onde realizam há cinco anos atividades culturais, sociais e ambientais, tal como as três edições do CineBaru, respectivamente em 2017, 2018 e 2019, além da 7ª edição do Festival Sagarana, no ano de 2015.

Foto: Equipe Cinebaru/Divulgação

Desta forma, o CineBaru se coloca como uma iniciativa independente dentro de um processo de constante convivência com as comunidades locais nos últimos anos. Uma parceria do Ecos do Caminho com instituições e organizações sociais (OSCs) do Território Baiangoneiro, somando anseios com os próprios moradores, que fortalecem a iniciativa compondo os esforços de produção para oferecer alimentação, hospedagem e apoio logístico em geral.

Conheça o vídeo-documentário produzido na primeira edição, Cinema, Barus e Geraes:

 

Deixe uma resposta