Covid-19: Prefeitura de Buritis recebe recomendação de adesão às Deliberações Estaduais

1
1685

O Prefeito Municipal Keny Soares recebeu recomendação do Governo do Estado de Minas Gerais para adotar medidas sanitárias do Plano Minas Consciente. A Recomendação nº 5 de 26 de junho de 2020 é assinada pela Presidente do Comitê Regional de Enfrentamento da Covid-19 no Noroeste de Minas.

De acordo com o documento, fica recomendado aos 33 municípios que fazem parte da Macrorregião de Saúde do Noroeste, a adesão à Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 17 de 22 de março de 2020, que dispõe sobre medidas emergenciais de restrição e acessibilidade a determinados serviços, enquanto durar a pandemia no Estado.

A Recomendação enviada ao prefeito de Buritis, cita também a adesão dos municípios do noroeste mineiro à Deliberação nº 39 de 29 de abril de 2020, que aprovou o Plano Minas Consciente.

Segundo o texto, o Comitê Regional de Enfrentamento do Coronavírus no Noroeste se reuniu no dia 25 de junho para discutir assuntos relacionados e recomendar as normas previstas nas Deliberações citadas.

Hoje, a Macrorregião de Saúde do Noroeste está inserida na “onda verde” do Plano Minas Consciente, pois, segundo consta no texto do documento, em apenas um mês o número de casos na nossa região passou de 110 para 1.289 casos confirmados.

Para o Comitê que trata do assunto, diante do cenário de evolução da doença em Minas Gerais, é recomendado que os municípios da Macrorregião Noroeste, decidam em adotar a Deliberação nº 17 ou a Deliberação nº 39.

A Deliberação nº 17 permite a abertura apenas de serviços essenciais, dentre elas está a não abertura de academias de ginástica, boates, salões de festa, clínicas de estética, salões de beleza e barbearia.

A cidade de Buritis MG / Foto: Pedro Guerra

O documento deixa claro que caso o prefeito municipal não siga nenhuma das deliberações citadas, poderá ser responsabilizado cível e penalmente pelos seus atos, caso tragam consequências para a saúde pública.

Em contato com o prefeito de Buritis, Keny Soares disse que o município segue um protocolo próprio que vai de acordo com as necessidades sanitárias e econômicas municipais, mas que devido a evolução da doença na região e atendendo ao pedido do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 no Noroeste, ele não vê outra saída e atenderá às recomendações, incluindo Buritis nas Deliberações recomendadas pelo Estado.

O prefeito disse ainda que fará um pronunciamento nesta quarta-feira (1).

Deixe uma resposta