Novembro Azul: Secretaria de Saúde realiza ação de prevenção ao câncer de próstata

0
306

Novembro é o mês de atenção à saúde do homem, onde também é celebrado o Novembro Azul, em que é realizado ações globais de conscientização da saúde do homem e campanhas direcionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ações em cinco dos principais ESF’s de Buritis, voltadas para o Novembro Azul e para o público masculino, na noite da terça-feira (12). Estas ações foram estendidas para o horário da noite, onde foram realizadas palestras multidisciplinares com nutricionistas e dentistas, além de consultas médicas e odontológicas com atendimento das 18h às 21h.

As ações com horários estendidos nos ESF’s da cidade, visam atingir o maior número de homens possíveis, acima de 45 anos com histórico ou sintomas da doença e homens de 50 a 69 anos. Para abranger de forma integral a saúde do homem, o público masculino que se fez presente, participou de palestras e em seguida, foram encaminhados para atendimento odontológico e consultas médicas.

Após atendimento médico, havendo necessidade de realizar o exame de PSA (exame utilizado para detectar precocemente casos de câncer de próstata), os pacientes serão encaminhados para realizar a coleta de sangue, posteriormente será agendado através do Agente de Saúde e o paciente será encaminhado para exames mais detalhados.

Em uma nova ação, já com os resultados dos exames em mãos, os pacientes serão novamente atendidos pelos médicos que analisarão os resultados finais. Havendo alteração nos resultados dos exames, os pacientes serão consultados ainda neste mês de novembro, com o Urologista Marcos Noaco.

Novembro Azul: Secretaria de Saúde realiza ação contra Câncer de Próstata

A ação voltada para o Novembro Azul foi divulgada na manhã da terça-feira (12) com blitz e panfletagem nas ruas da cidade, através dos Agentes de Saúde.

O ESF do bairro Israel Pinheiro reuniu grande público masculino, a palestra foi com a nutricionista Cynthia Fonseca, o atendimento odontológico foi realizado com a dentista Marília Mendes e as consultas com a Dra. Marcella Melo.

“Estão sendo feitas avaliações clínicas e de prevenção ao câncer de boca e análise para futuras reabilitações com próteses aos pacientes do bairro Israel Pinheiro e bairro Extrema”, Marília Mendes, dentista do ESF Israel Pinheiro.

Nos ESF’s dos bairros Centro e Canaã os atendimentos foram realizados com as médicas Ana Júlia e Adriana Pires, e as consultas odontológicas com as dentistas Luciene Carneiro e Renata Sangaleti. As dentistas realizaram também palestras de orientação sobre o câncer bucal.

De acordo com a Dra. Adriana Pires, médica no ESF Canaã: “É importante os homens dessa faixa etária procurarem o seu ESF, pois quanto mais rápido for detectado a alteração nos exames, mais rápido será o tratamento e as chances de ter um resultado satisfatório”.

No ESF do bairro Veredas os pacientes foram atendidos pela Dra. Marciele Pereira e a dentista Dra. Franciane Monteiro. A Dra. Karla Bresckow realizou atendimentos no ESF São João juntamente com a dentista Dra. Tatiara Paraíso.

“Primeiro foi feito palestra com o público masculino, dando orientações e esclarecendo os principais sinais e sintomas do câncer de próstata. Todos os pacientes passaram por consulta médica e farão o exame de PSA, tendo esta ação o objetivo principal do Novembro Azul, com a prevenção do câncer de próstata e a saúde do homem em geral”, relatou a Dra. Karla Bresckow.

É importante o homem cuidar da saúde, deixar de lado o preconceito e as piadas com relação ao assunto. Foi muito bom ter colocado esse horário noturno, pois podemos vir após o trabalho. Por si tratar de uma cidade de interior, as vezes é difícil ter acesso a esse tipo de tratamento e temos que participar sim, pois a prevenção é o melhor remédio”, falou Ismael Carneiro, paciente do ESF Canaã.

Ao todo, foram realizadas 157 consultas médicas e 133 pedidos de exames PSA. A campanha continua durante todo o mês de novembro nos ESF´s de Buritis.

Não deixe de fazer o seu exame de PSA. Procure o ESF mais próximo para avaliação médica.

Números da doença no Brasil

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, com mais de 14 mil óbitos.

Não adianta se esconder, ir ao médico resolve muito mais!

FOTOS: Gilberto Valadares

 

Deixe uma resposta