Trilhas Urucuianas 44ª Expedição – Barqueata Ecológica de Buritis e Arinos

0
1478

 

 

Está no ar a 44ª Expedição do programa Trilhas Urucuianas, nesta expedição você vai acompanhar a 18ª Barqueata Ecológica de Buritis e um pouquinho do que rolou na 12ª Barqueata de Arinos, ambas realizadas nas águas do rio Urucuia, que banha os dois municípios do noroeste mineiro.

Em Buritis os participantes soltaram 5.000 alevinos nas águas do rio Urucuia, estes alevinos foram doados por comerciantes e pessoas físicas que apoiam a ABIMA, associação que promove a Barqueata todos os anos.

Este ano os alunos, Arthur Miguel, da Escola Municipal Philomena Campos e Juliana Bárbara da Escola Municipal Nilson Alves de Souza, ambos do 5º Ano do Ensino Fundamental, venceram o concurso de poesias sobre a Barqueata Ecológica e participaram do evento.

Como de costume, todos os anos os participantes da Barqueata Ecológica navegam as águas do Urucuia e recolhem os lixos que estão nas margens do rio. O rio Urucuia é um dos principais afluentes da margem esquerda do rio São Francisco no estado de Minas Gerais. O rio que corta o Grande Sertão Veredas e que foi imortalizado nos versos de João Guimarães Rosa.

Neste programa você também vai conferir um pouco da 12ª Barqueta Ecológica de Arinos. O evento realizado pela Associação de Pescadores e Amigos, contou com a participação de 30 barcos e teve início na Captação de Água da COPASA com destino ao vilarejo de Morrinhos.

Confira o programa completo!

 

 

Deixe uma resposta