Projeto de equoterapia inicia suas atividades em Buritis

0
1338

O Rancho Prime em parceria com a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais iniciou nesta quarta-feira (28) o projeto de equoterapia em Buritis.

O projeto foi idealizado por Paulo Henrique Jacinto Cunha, dentista e proprietário do Rancho Prime e havia sido entregue na APAE em março de 2019. O projeto passou por uma avaliação da diretoria da instituição que viabilizou sua realização.

Relembre a nossa matéria: Equoterapia: Conheça o projeto em teste no Rancho Prime

Para viabilizar o Projeto de Equoterapia, a APAE realizou a capacitação de um fisioterapeuta por meio da Ande-Brasil – Associação Nacional de Equoterapia. A fisioterapeuta responsável é a Ana Luiza, que neste primeiro dia acompanhou os alunos, juntamente com uma psicóloga.

De acordo com Nádia Aparecida dos Santos, Diretora da APAE, para que o aluno participe do projeto, uma assistente social faz uma avaliação de renda familiar. Em seguida, o aluno passa ainda por uma avaliação multiprofissional com clínico geral, neurologista, psicólogo e por fim com o fisioterapeuta. Essa avaliação é utilizada para certificar se a criança está apta para participar do projeto.

De acordo com a APAE, 7 alunos já estão aptos para participação e outros 7 passam por avaliação. Neste primeiro dia, três alunos participaram da equoterapia.

Para receber os alunos, o Rancho Prime passou por adaptações, principalmente para a melhoria do declive e aclive do local. O projeto que está em fase de iniciação, busca parceiros para cobrir a área de trabalho e também de irrigação das áreas de acesso, já que o local é a 3 km de Buritis.

A equoterapia é um tipo de tratamento complementar que utiliza cavalos e serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, em indivíduos portadores de deficiências ou de necessidades especiais.

Deixe uma resposta