Governo de Minas cria projeto visando mais segurança e proteção nas escolas

0
1534

A Superintendência Regional de Ensino de Unaí (SRE) promove durante esta semana, a capacitação de gestores para a efetivação de uma nova proposta do Governo de Minas, o projeto “ Prevenção da Violência Proteção e Segurança no Ambiente Escolar”.

Este projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação, em parceria com os municípios mineiros, Secretarias de Saúde, Polícia Militar, Assistência Social, Conselhos Tutelares e Poder Judiciário articulados para estar direcionando questões de combate e prevenção à violência no ambiente escolar.

Os gestores de escolas estaduais participam de um processo de capacitação que ocorre na SRE em Unaí e abrange todos os dez municípios gerenciados pela regional: Unaí, Arinos, Buritis, Cabeceira Grande, Bonfinópolis, Dom Bosco, Uruana de Minas, Formoso, Natalândia e Riachinho.

Participam da capacitação, os gestores das escolas estaduais de Buritis, Cláudia Valéria (E.E. São Domingos), Geni Ramos (E.E. José Gomes Pimentel), Marilene Rezende (E. E. Anália Carneiro dos Santos) e Pedro Paulo Silva Costa (E.E. Argemiro Antônio do Prado).

De acordo com o Capitão Vargas, da Polícia Militar de Buritis, o projeto tem o objetivo de minimizar problemas, com a participação integrada dos órgãos colegiados e de gestores que são mais próximos dos alunos, além de buscar o apoio da família. A Polícia Militar atuará como apoio, sendo um braço direito do projeto.

De acordo com o Major Luiz Carlos, o efetivo policial ainda é pouco, não são todos que possuem o perfil para este trabalho, mas a Polícia Militar de Minas Gerais estará viabilizando a efetivação deste projeto.

A PM está se estruturando para dar uma assistência mais próxima às escolas e estará direcionando o efetivo policial de cada município, de acordo a necessidade e as condições de pessoal e efetivo disponível.

De acordo com Aurora Pires de Carvalho, chefe da SRE-Unaí, este projeto abrange as escolas estaduais, mas os articuladores dos municípios poderão trabalhar em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.

“ É um projeto interessante, a preocupação é com todo o ambiente escolar, nós estamos articulando encontros com os prefeitos e secretários municipais de educação para estar propondo um trabalho conjunto e eficaz entre escolas públicas. Com estas propostas de trabalho e parcerias, quem ganha é o município. ” falou Aurora.

Deixe uma resposta