Alistamento militar obrigatório deve ser feito até 30 de junho

0
262

Prossegue até 30 de junho o prazo para realização do alistamento militar obrigatório. A inscrição deve ser feita por todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos no ano corrente.

O procedimento pode ser feito de qualquer região do país pela internet. Basta acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e preencher o formulário de alistamento e informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para validação dos dados pessoais. O acompanhamento do pedido é feito pelo próprio site usando o número do CPF e a senha criada por ele.

Quem não tem CPF deve levar os seguintes documentos à junta de serviço militar mais próxima da residência: certidão de nascimento ou documento oficial com fotografia e comprovante de residência.

Em Buritis, o alistamento militar pode ser realizado na 38ª Junta de Serviço Militar localizada na Avenida Bandeirantes, anexo a Assistência Social, das 8h ás 11h e das 13h ás 17h, para maiores informações entre em contato através do (38) 3662 – 3574.

Cerca de um mês após o alistamento, aqueles que moram em grandes centros urbanos serão informados por meio de e-mail ou mensagem de texto no celular, ou em consulta própria o local em que deverão comparecer para fazer a seleção geral.

Isso se deve ao fato de haver comissões de seleção permanente nos grandes centros, especialmente nas capitais. Essas comissões foram criadas para diluir o processo de seleção ao longo do ano e acabar com grandes filas que ocorriam no segundo semestre.

Da mesma forma, jovens que residem em municípios menores também receberão avisos eletrônicos ou podem consultar o site, porém a convocação para a seleção ocorrerá apenas no segundo semestre.

Desde 2003, o alistamento nas Forças Armadas foi unificado. Isso significa que a mesma inscrição para o serviço militar servirá para o ingresso temporário nas três Forças, ou seja, Marinha, Exército ou Aeronáutica.

Neste ano, a expectativa do Ministério da Defesa é que cerca 1,7 milhões de jovens realizem o alistamento. Pelo menos 100 mil deles devem ser incorporados a uma das três Forças.

Mais informações sobre o alistamento militar obrigatório, acesse: https://www.defesa.gov.br/servico-militar

Deixe uma resposta