Dia D: Vacinação contra a Gripe acontece em todas as Unidades de Saúde

0
523

O Dia D da Campanha Nacional de vacinação contra a Gripe acontece neste sábado (4) em todo o Brasil. Em Buritis, todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h para atender os grupos prioritários de vacinação. O Dia D está funcionando também nas Unidades de Saúde nos Distritos de São Pedro do Passa Três, Serra Bonita e em Vila Serrana.

As vacinas oferecidas gratuitamente pelo governo são destinadas a crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes; puérperas (mães que deram à luz há menos de 45 dias); idosos; profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.

Portadores de doenças crônicas que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita. Quem não faz parte dessas categorias pode adquirir a vacina contra a gripe na rede privada, que custa de R$ 100 a 150.

Até sexta-feira (3), 14,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas no Brasil. Mesmo quem não conseguir se vacinar neste sábado pode comparecer aos postos de saúde até 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário, de cerca de 59,5 milhões de pessoas.

A vacina não é capaz de causar a gripe em quem recebe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente. O ministério investiu R$ 968,9 milhões na aquisição de 64 milhões de doses de vacina em 2019.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Buritis – MG.

Deixe uma resposta