José Gomes Pimentel

0
1548

José Gomes Pimentel nasceu em 18 de março de 1917, numa fazenda no município de Boa Vista, agreste de pernambuco, palco das andanças de Lampião, que, segundo as palvras de Pimentel, foi o causador da migração um tanto precipitada da família para Minas Gerais.

Filho primogênito de Raimundo Gomes Pimentel e de Dona Ana da Conceição Pimentel. A família era numerosa e de poucos recursos financeiros, mas mesmo diante das dificuldades, lá mesmo no Nordeste José Gomes fez as suas primeiras investidas na área da alfabetização, dividida com o trabalho na lavoura atividade que se dedicava toda a família.

Chegando em Minas Gerais, estabeleceu-se em Januária, onde foi lavrador, sapateiro, balconista e comerciante. Em 1938 casou-se com Isabel Gonçalves, cujo casamento ficou um filho, José Pimentel Filho (Zezito Pimentel).

Em 1941 mudou-se para o Arraial de Porto de Manga, às margens do Urucuia, onde ficou viúvo. Depois casou-se com Alcina Cordeiro Valadares, com quem teve quatro filhos, Edson, Romero, Sidney e Randolfo. Mudou-se para Buritis onde se dedicou ao comércio, adquirindo depois algumas fazendas.

Foi o primeiro a iluminar a cidade, montou a primeira máquina de beneficiar arroz, o primeiro bar. Com sua colaboração foram traçadas as primeiras ruas e foi feito o primeiro campo de pouso. Na política, foi vereador e muito fez pela elevação da vila de Buritis à categoria de cidade.

Faleceu em 21 de junho de 1961, em um acidente automobilístico nas proximidades de João Pinheiro.

Texto: Gilberto Valadares.

Fonte: Raízes e Cultura de Buritis no Sertão Urucuiano

 

Deixe uma resposta