Firmino Pereira Neri

0
2136

Seus ancestrais vieram dos arredores de Jerusalém, no Oriente Médio. Existe grande descendência da família Neri na capital do Amazonas, onde grande parte deles tornaram-se seringueiros. Na mesma época, outra ramificação se mudou para Lençóis, na Bahia e se instalaram na Chapada Diamantina.

Mais tarde, parte deles vieram ruma ao Vale do Urucuia, até que em 1902 chegava nesta terra o Sr. Firmino Pereira Neri e sua esposa, Carolina Maria da Conceição. Firmino faleceu logo após sua chegada , mas deixou 10 filhos, quase todos adultos.

Um de seus filhos chamado Isidoro Antônio Neri, era capitão de fragata, casou-se com Ana Justina Pereira Neri (Ana Neri), mulher extraordinária, que se tornou grande figura heroína na história brasileira.

Nossas informações são que este Senhor foi um dos primeiros integrantes da família Neri no Vale do Urucuia. Não temos informações sobre a data de seu nascimento nem de falecimento, apenas a árvore genealógica da família Neri em Buritis.

Os Neri destacam-se em população, política, comunicação, inteligência, capacidade, comércio e religião acima de tudo. É uma família altamente alfabetizada, seus jovens são bastante instruídos em diversos campos.

Texto: Gilberto Valadares.

Fonte: Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano – Oscar Reis Durães.

 

Deixe uma resposta