Buritis recebe o Encontro “Lutas e Conquistas da Comunidade Surda”

0
630

Buritis recebeu o Encontro “Lutas e Conquistas da Comunidade Surda” na tarde desta terça-feira (20) no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O projeto desenvolvido pela Superintendência Regional de Ensino de Unaí em parceria com UFVJM, foi aberto ao público e trouxe palestras, apresentações artísticas e entrevistas, com objetivo de disseminar e valorizar a cultura e a identidade da comunidade surda.

A Libras, reconhecida como Língua Brasileira de Sinais desde abril de 2002 com a lei 10.436, foi regulamentada com o decreto 5.626 de 2005, como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação e em todos os cursos de licenciatura do país, e hoje, escolas de todo o Brasil, contratam intérpretes para acompanhar alunos surdos, durante as aulas.

O evento que destaca a necessidade de inserção e valorização dos surdos no ambiente social, contou com a presença de surdos e intérpretes de Unaí e Buritis, além de alunos, professores, coordenadores e diretores das escolas do município.

Durante o Encontro, alunos da Escola Estadual Anália Carneiro realizaram uma apresentação artística, que fortalece o conceito de respeito e igualdade, dentro e fora do ambiente escolar.

FOTOS: TV Rio Preto

Deixe uma resposta