Política: eleitores irão às urnas neste domingo para o 1º turno das Eleições 2018

0
658

A votação do 1º turno das eleições 2018 será neste domingo, dia 7 de outubro, das 8h às 17h. No primeiro turno das eleições, o eleitor deverá votar em seis candidatos na urna eletrônica: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente.

De acordo com o TSE, para votar, é obrigatória apresentação de documento oficial com foto. É recomendável, porém não obrigatório, levar o título de eleitor, já que nele está o número da seção eleitoral.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores levem para a cabine de votação uma cola em papel preenchida com os dados dos candidatos escolhidos. Além disso,  em todas as seções eleitorais haverá um cartaz, em local visível, com nome e número de todos os candidatos que concorrem aos respectivos cargos.

O TSE proíbe a utilização de telefone celular, tabletes, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação. O uso do aparelho celular só será permitido para apresentação da identificação pessoal, para o mesário, mediante ao aplicativo e – título. É recomendado que o eleitor desligue o seu celular no momento em que se dirigir a urna eletrônica.

Os eleitores de Buritis que votarão em sessões da Escola Estadual Anália Carneiro dos Santos, poderão se dirigir a instituição para o exercício do voto.  O período de reformas já foi encerrado e os eleitores não serão remanejados para o Centro Catequético.

VOTO 

Usando o teclado da urna, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato.

Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA. Após o registro do voto para todos os cargos a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM.

CORREÇÃO DO VOTO 

Após digitar o número, é importante conferir se o nome e a foto do candidato escolhido aparecem na urna eletrônica. Se estiver errado, basta apertar a tecla “corrige” e digitar o número certo. Ao apertar “confirma”, o eleitor computa o voto para aquele candidato e não será mais possível alterar.

VOTO EM BRANCO 

Se o eleitor não quiser dar seu voto para nenhum candidato, ele pode apertar a tecla “branco” e, em seguida, “confirma”. Segundo o TSE, o voto em branco não é computado como voto válido, sendo registrado apenas para estatísticas.

Seu voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.

FONTE: TSE e Cartório Eleitoral – Buritis MG

 

Deixe uma resposta