Arinos e Cabeceira Grande passam a integrar à Ride – DF

0
2084

O Governo Federal sancionou, nesta quinta-feira (14/6), a lei que inclui 12 municípios de Minas Gerais e Goiás na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). A norma havia sido aprovada no Senado em 22 de maio.

Agora, também são considerados Entorno do Distrito Federal as cidades mineiras Arinos e Cabeceira Grande. Além de 10 municípios goianos – Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Cavalcante, Flores de Goiás, Goianésia, Niquelândia, São João d’Aliança, Simolândia e Vila Propício.

Atualmente, a Ride abrange, além do DF, os municípios goianos de Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa, bem como os mineiros Unaí e Buritis.

Para a ampliação, o projeto que deu origem à nova legislação apontou que os novos membros apresentam uma forte ligação socioeconômica com o Distrito Federal. O objetivo é possibilitar o desenvolver de ações governamentais e viabilizar soluções para os problemas que necessitam da atuação conjunta, buscando promover uma redução das diferenças socioeconômicas do Entorno.

Criada em 1998, a Ride surge como canal de articulação de ações administrativas da União, dos Estados de Goiás, Minas Gerais e do Distrito. O objetivo é promover projetos de desenvolvimento econômico e melhorias em políticas públicas na escala regional. Os investimentos devem priorizar interesses comuns entre os membros, de modo a promover o desenvolvimento integrado e favorecer a população.

Deixe uma resposta