Câmara aprova abertura do processo de impeachment da Presidente

0
439

Em um momento histórico na política brasileira, neste domingo 17 de abril de 2016 a Câmara dos Deputados reuniu 505 parlamentares no Plenário Ulisses Guimarães em Brasília, para a votação da abertura ou não do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, acusada de cometer crime de responsabilidade.

A reunião que teve início às 14 horas foi aberta pelo Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e discursou primeiramente o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), relator do processo pró-impeachment aprovado na comissão especial da Casa, logo após discursaram os representantes partidários.

A votação começou às 17:45 horas da tarde deste domingo. Às 23:06 horas, 342 votos fecharam a favor e 127 contra o pedido de impeachment que agora segue para o Senado Federal, a votação prosseguiu na Câmara.

Simpatizantes do atual Governo chamam este momento no cenário político brasileiro de “golpe”, para outros, o momento é de esperança e representa o fim da corrupção sistêmica que assola o Brasil, que atravessa uma profunda crise econômica e política, afetando vários setores nacionais.

Com o processo de impeachment encaminhado para o Senado Federal, será criada uma comissão especial e a decisão vai para o plenário da Casa, onde precisa obter metade dos votos e mais um (41) para continuar.

O julgamento final será decidido pelo voto de ao menos 54 dos 81 senadores. Essa última sessão será comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Deixe uma resposta