Projeto de ação preventiva é concluído em Buritis.

0
549

 

O abandono de animais, em especial os animais domésticos, entre eles cães e gatos é um problema que antes afetava bastante a cidade.
Visando em conter essa situação a professora e também vereadora Sibele Freitas iniciou no dia 25 de Maio e finalizou no dia 27 de Setembro um projeto a fim de amenizar o abandono e maus tratos de animais nas ruas da cidade. O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Buritis, dos vereadores Flávio Galvão, Wendel Durães, Faguinho da padaria e de alguns colaboradores .

“Iniciamos o projeto para diminuir a natalidade descontrolada de animais nas ruas, através do uso de anticoncepcional nas fêmeas caninas e felinas abandonadas na nossa cidade. Hoje na condição de vereadora tenho feito o possível para que os animais tenham o devido respeito que merece. Também sei que há muito o que ser feito, mas sei que se a gente se unir, em breve iremos desenvolver projetos ainda mais valiosos em prol dos nossos animais.” Relata a vereadora.

Em entrevista à TV Rio Preto de Buritis, a médica veterinária Laressa Rabelo afirmou que as vacinas foram distribuídas para os animais que estão abandonados na rua. A vacina previne a proliferação de animais, porém a prática não é muito indicado por causar várias doenças, mas ainda é o método mais simples e eficaz na taxa de natalidade.
O projeto foi desenvolvido para os animais em condição de rua, porém se você tem interesse em diminuir a proliferação do seu animal de estimação, mas não defende o uso de vacinas, há uma segunda opção.

Castração

A técnica mais tradicional de castração dura cerca de 30 minutos. Envolve a retirada das gônadas dos animais, local das células produtoras de hormônios sexuais. Logo, a produção de hormônios nestas regiões também é interrompida.
Nos machos, tanto em cães quanto em gatos, a operação é menos invasiva. Consiste na retirada dos testículos – o que implica numa redução expressiva de testosterona. Já nas fêmeas – de ambas as espécies – é necessário realizar uma incisão no abdome para remoção do útero e dos ovários.

O procedimento que reduz a produção de estrógeno e progesterona.
Todos os cães e gatos podem ser castrados. No entanto, o período indicado para fazer a castração é bastante relativo. Depende, entre outros fatores, da maturação hormonal e do porte do Pet.

Em alguns casos, a castração pode ser feita ainda na fase de filhotes. Contudo, é interessante que o seu cão ou o gato já tenha tomado todas as vacinas. Este cuidado visa reduzir o risco de contaminação no ambiente hospitalar.
Buscar orientação do médico veterinário de confiança sobre o seu caso é a melhor estratégia.

“Precisamos seguir firmes na defesa de políticas públicas, para os animais visando o bem estar animal e claro de toda nossa comunidade. Finalizamos mais um projeto em prol da causa animal com sentimento de mais um dever comprido. Agradecemos também o apoio dos voluntários que ajudou nesta Luta, veterinária Brenda Dyessica, veterinária Larressa, Mariele Prisco, Davi, Heitor, Rafael e a secretária de gabinete Franciele. Em especial a toda equipe e funcionários do Setor Zoonoses.” Afirma a vereadora

Ana Flávia Moreira

 

 

 

Deixe uma resposta