Acidentes de trabalho: conheça os mais comuns e como eles podem ser evitados

0
549

Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado (inclusive o doméstico), trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial (trabalhador rural), no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente da capacidade para o trabalho.

Em 2021 o Brasil registrou 423.217 acidentes de trabalho, média de 1.159 registros por dia, de acordo com o Ministério do Trabalho.
Para esclarecer algumas dúvidas a respeito do acidente de trabalho, entrevistamos o Técnico de Segurança do Trabalho Jônatas Moreira, formado pelo Instituto Federal do Norte de Minas, que atualmente trabalha ministrando cursos e treinamentos no Previna Cursos na cidade de Formosa-GO para que acidentes de trabalho possam ser evitados.
De acordo com o Técnico de segurança, Jônatas Moreira, para evitar o alto índice de acidentes de trabalho é necessário que as boas práticas de prevenção, como a utilização de equipamentos de segurança, realização de treinamentos, entre outros sejam realizados de forma adequada.

As principais causas de acidentes de trabalho são:

Quedas

É classificado como trabalho em altura todo serviço que exige que o trabalhador esteja acima de dois metros do solo, seja em cima de escadas, andaimes, torres, entre outros.
De um modo geral, os incidentes de queda são causados pela falta de atenção do empregado, por um mal-estar súbito e, principalmente, pela falta de uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e treinamento adequado.

Queimaduras

Muito além da exposição ao fogo ou a altas temperaturas, esse tipo de acidente pode ser causado, também, por produtos químicos e corrosivos, assim como ácidos.
“O acidente pode causar danos temporários, em alguns casos, permanentes, uma vez que atingem tecidos e terminações nervosas ou até mesmo levar o colaborador a óbito.” Relata o técnico de segurança.
A utilização incorreta de equipamentos e máquinas, assim como o péssimo estado de conservação, também estão na lista de causas comuns de acidentes de trabalho. Isso porque, além do impacto, que pode ser fatal, é comum que os trabalhadores sofram com cortes, contusões e fraturas ao longo do tempo.

Choques elétricos

Os choques nada mais são do que uma descarga elétrica em contato com o corpo humano. O problema é que, apesar de comuns, eles tendem a ser fatais. Além disso, também podem causar sérios danos ao colaborador de forma permanente, como queimaduras, perda de visão, entre outros.
Há, ainda, muitos outros fatores no dia a dia do profissional que podem influenciar e causar um acidente de trabalho. É o caso, por exemplo, de problemas emocionais e do cansaço mental.
Por isso, as empresas devem sempre estar atentas a tudo o que acontece ao seu redor, indo muito além do espaço físico. Afinal, muitas vezes não vemos os problemas até que eles surjam justamente por não serem palpáveis. No entanto, isso pode gerar uma enorme dor de cabeça, além de uma mancha na reputação.
Além do acidente de trabalho, existem as doenças ocupacionais. São aquelas associadas ao ofício do trabalhador e às condições de trabalho nas quais ele está inserido.

Principais doenças ocupacionais:

LER – Lesão por Esforço Repetitivo
Causada pelo exercício prolongado e repetitivo de determinado movimento, ela reduz gradativa e significativamente a capacidade do indivíduo para o trabalho, podendo levar à aposentadoria por invalidez.

Asma Ocupacional
Causada pela inalação de agentes tóxicos que causam alergia, a asma se caracteriza pela obstrução das vias respiratórias do trabalhador por poeiras de substâncias como algodão, borracha, linho, madeira, etc. É a doença respiratória mais comum relacionada ao trabalho.

Dermatose ocupacional
É uma doença do trabalho, que se caracteriza por alterações na pele e na mucosa do trabalhador, em razão da sua exposição a determinados agentes nocivos durante o desempenho de suas atividades laborais, como a graxa ou óleo mecânico, por exemplo. O termo engloba os seguintes males: dermatite de contato, ulcerações, infecções e cânceres.

Surdez temporária ou definitiva
Caracterizada pela perda da sensibilidade auditiva em razão da intensa e prolongada exposição a ruídos. É uma doença do trabalho, pois, embora possa se relacionar diretamente com o exercício da atividade profissional, não é típica de uma função específica, mas pode ser desencadeada por qualquer pessoa submetida às mesmas condições, independentemente de sua ocupação laboral.

Em entrevista a TV Rio Preto, o técnico ressalta a importância de se apoiar em boas práticas que podem ajudar a minimizar os problemas no ambiente de trabalho. Dentre elas, destacamos:
– Manter o ambiente sempre organizado e limpo
– Utilização dos EPIs necessários para a função.
– Utilização correta do maquinário;
– Evitar o acúmulo de líquidos no chão
– Utilização placas sinalizadoras para identificar produtos químicos, vias de acesso e saídas de emergência;
– Aposte em um ambiente bem iluminado e ventilado
– Treinamento adequado
“Para evitar que a crise se estenda e que outros profissionais sejam colocados em risco, é necessário apostar na prevenção e na identificação dos problemas antes que eles surjam. Dessa forma, é possível criar um plano de ação e realizar ajustes mais certeiros. Além de colocar seus funcionários em segurança, a boa gestão dos riscos pode colocar o seu negócio em destaque.” Relata o técnico

Ana Flávia Moreira

 

Deixe uma resposta