Barragem do Urucuia é uma realidade iminente

4
3783

 

O Rio Urucuia é um dos maiores e principais afluentes do Rio São Francisco no Estado de Minas Gerais, com a sua nascente situada no Estado de Goiás, Buritis é o primeiro município mineiro que recebe suas águas. Com o Projeto Pró-Águas, que tem como objetivo revitalizar a nascente do rio, ressurgiu um projeto de mais de 15 anos que estava adormecido. O projeto da tão sonhada barragem do Rio Urucuia agora será uma realidade.

Com a transposição do Rio São Francisco, essa realidade voltou à tona e para que funcione com eficácia é necessário a revitalização da bacia do Rio São Francisco, e dentro desse projeto de revitalização, esta o barramento do Rio Urucuia no local que nós conhecemos como Mané Carlos ou cachoeira do rio urucuia. O projeto que se encontra no ANA (Agência Nacional das Águas) englobará 53.000 hectares, servirá como uma caixa d’água para o velho chico e beneficiará o Nordeste Brasileiro. A realização da barragem conta com o apoio do Governo Federal, Estadual, Municipal e de iniciativas privadas.

Os bons resultados do barramento para o Município de Buritis são enormes, dentre eles, aumento considerável do nível do rio, aumento da fauna e flora local, melhor qualidade de ar com o aumento da umidade, os benefícios para o turismo na região serão enormes, de caráter transformador e gigantesco, irá gerar rendas e empregos. Esperamos que ele se realize com rapidez.

4 comments

  1. eustaquio barbosa de oliveira 25 setembro, 2021 at 21:17 Responder

    Eu acredito tanto na barragem no Urucuia sem água e também acredito que o ET de Varginha vai pescar na barragem quem tá dando notícias é afiliada da Globo

  2. TV Rio Preto Buritis 27 setembro, 2021 at 10:17 Responder

    A TV rio Preto Buritis, não cria fatos e não emite opiniões. Ela só divulga, e faz uma síntese dos fatos relatados pelas pessoas entrevistadas.
    As autoridades entrevistadas nesta matéria foram.
    O Prefeito Municipal de Buritis.
    Um Senador da República
    Um ministro do TCU Tribunal de Contas de União
    O Presidente da República.
    Relatamos ainda está TV é filiada à Rede Minas, e não a rede Globo.

  3. Daiany Costa 29 setembro, 2021 at 15:01 Responder

    Notícia muito boa, porém como ficará os pequenos produtores que tem suas terras que chegam as margens do rio Urucuia, áreas que serão atingidas pelas águas?

Deixe uma resposta