Região Noroeste regride para onda amarela do Plano Minas Consciente

0
1654

Conforme decisão tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quarta-feira (9), seis das 14 macrorregiões de saúde mineiras estão na onda vermelha do Minas Consciente. O grupo técnico também optou pela regressão da macrorregião Noroeste para a onda amarela, totalizando cinco regiões na fase que permite serviços como academias, salões de beleza e clubes, além do consumo em bares e restaurantes.

A alta de 39% na taxa de incidência do vírus no estado, nos últimos sete dias, foi um dos principais motivos para a regressão. O governador Romeu Zema fez um alerta e pediu para que a população mantenha os cuidados de distanciamento e higienização.

“Infelizmente, várias regiões tiveram uma regressão nesta última semana. Isso demonstra claramente, como já vem ocorrendo há cerca de três semanas, que a pandemia no estado está piorando. Quero lembrar que a situação continua merecedora de toda a nossa atenção, porque já tivemos números muito melhores, há cerca de 45 dias. Temos feito todo esforço, mas a população também precisa contribuir, como já contribuiu até o momento. Todos os cuidados preparativos e planejamento com relação à vacinação já estão sendo providenciados”, afirmou.

Balanço Epidemiológico do Estado de Minas Gerais

Até esta quarta-feira (9/12), 658 cidades haviam aderido ao plano Minas Consciente, o que representa quase 80% do estado. Ao menos 852 municípios registram casos da doença.

São 448.880 casos confirmados, sendo 10.429 óbitos.  Nas cidades com menos de 30 mil habitantes, 397 municípios tiveram incidência de 50 casos para 100 mil habitantes.

Região Noroeste (Onda Amarela)

A região Noroeste apresentou piora nos índices de contaminação e, por isso, regrediu para a onda amarela do plano. Também foram mantidas na fase as macrorregiões Centro, Centro-Sul, Oeste e Sul, permitindo a abertura de serviços não essenciais, como:

– Bares (consumo no local);

– Autoescolas e cursos de pilotagem;

– Salões de beleza e atividades de estética;

– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;

– Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;

– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;

– Comércio de itens de cama, mesa e banho;

– Lojas de móveis e lustres;

– Imobiliárias;

– Lojas de departamento e duty free;

– Lojas de brinquedos;

– Academias (com restrições);

– Agências de viagem;

– Clubes.

Índices Epidemiológicos de Covid-19 em Buritis (MG)

De acordo com a última atualização do Boletim de Covid-19, divulgado na última quarta-feira (9) pela Secretaria Municipal de Saúde de Buritis, o município possuía 08 casos em acompanhamento.

Desde o início da pandemia, Buritis já registrou um total de 456 casos, sendo que 456 se recuperaram e 04 pessoas evoluíram para óbito em decorrência da Covid-19.

Fonte: Agência Minas 

Deixe uma resposta