Eleitos em 2020 são diplomados a distância pela Justiça Eleitoral

0
729

Em razão da pandemia de Covid-19, os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) estão seguindo orientação da Justiça Eleitoral e realizando a diplomação dos eleitos em 2020 por videoconferência. Cada corte escolheu a data que melhor se ajustou às peculiaridades locais, desde que ocorressem até o dia 18 de dezembro.

A cerimônia a distância está em sintonia com uma série de medidas adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para preservar a saúde dos eleitores, mesários e candidatos das Eleições 2020. Todos os que se sagraram vitoriosos nas urnas receberão o diploma de forma segura e diferenciada.

A diplomação encerra o processo eleitoral e habilita o eleito a tomar posse no cargo. Todos os candidatos vitoriosos e suplentes, até a terceira colocação, podem emitir o diploma de forma online diretamente no site do TRE de cada estado.

Na impossibilidade técnica, ele pode ser retirado no Cartório Eleitoral da zona do candidato. Nesse caso, o TSE recomendou que o atendimento fosse agendado.

Em Buritis, a Zona Eleitoral optou por não fazer cerimônia presencial, a diplomação ocorreu na última sexta-feira (18). Vereadores, vice-prefeito e prefeito eleito, além dos suplentes dos respectivos cargos foram diplomados.

No último sábado (19), o Governo Municipal informou que em razão da segunda onda de Covid-19 que a região atravessa, a cerimônia de posse que ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2021, ás 10h e será transmitida pela imprensa local.

Deixe uma resposta