Educação: escolas avançam mais uma etapa do ensino não presencial

0
844

Até o momento não há previsão para o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais e municipais, diante deste contexto, ambas seguirão adotando o ensino não presencial, adequando-se a realidade de cada estudante.

Escolas Municipais 

As escolas municipais de Buritis iniciaram nesta semana um novo ciclo de atividades escolares na modalidade de ensino não presencial. A entrega dos materiais da 7ª etapa e a devolução das atividades da etapa anterior acontece nos dias 3 e 4 de novembro.

Foto: TV Rio Preto – Buritis/Divulgação

As instituições municipais de ensino estão seguindo todas as medidas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde, cada instituição possui um calendário próprio para entrega e para a devolução dos materiais. Com a adoção destes cronogramas, os horários e as turmas são demarcados previamente para evitar aglomeração nas escolas.

Os materiais recolhidos durante as sete etapas do ensino não presencial, referentes ao ano letivo de 2020, serão arquivados nas escolas municipais e servirão de comprovação para os dias letivos cursados.

Escolas Estaduais

Nas escolas estaduais, os gestores estão coordenando a entrega do Programa de Estudo Tutorado (PET), estes materiais ficam disponíveis nas plataformas digitais da Secretaria de Estado e Educação.

Para aqueles alunos que não tem acesso à internet, eles são disponibilizados na versão impressa. Nas escolas estaduais, os gestores são responsáveis por coordenar a entrega dos PET’s nas escolas do meio urbano e do meio rural.

Foto: Charley Pinheiro/Divulgação

Foto: Charley Pinheiro/Divulgação

Os PET’s são lançados mensalmente, atualmente os alunos da rede estadual estão desenvolvendo o PET 6, referente ao mês de novembro. Paralelo ao PET 6 haverá também um PET comemorativo dos 300 anos do Estado de Minas Gerais.

Também existe previsão para o desenvolvimento do PET 7 e de um material para avaliação do ensino não presencial, que vem sendo desenvolvido nas escolas da rede estadual desde o mês de maio. A previsão de encerramento do ano letivo de 2020 nas escolas estaduais de Minas Gerais é para janeiro de 2021.

Além do auxílio dos professores da rede estadual, que orientam os alunos através de reuniões on-line e através das redes sociais, o Governo de Minas Gerais disponibiliza aulas gravadas através da Rede Minas e do app Conexão Escola.

 

Deixe uma resposta