Prefeitura de Buritis informa adesão do município ao Plano Minas Consciente

0
820

Buritis aderiu novamente ao Plano Minas Consciente, o Decreto 1.128 de 13 de Agosto de 2020 que oficializa a adesão ao plano foi divulgado na noite da última sexta-feira (14). Com a decisão da Prefeitura Municipal, o município deixa de seguir a Deliberação 17 e serviços não-essenciais como bares, lanchonetes, restaurantes, salões de beleza e clínicas de estética voltam a funcionar.

Antes de aderir ao Plano Minas Consciente, o município estava seguindo as determinações da Deliberação 17 desde o dia 15 de julho, seguindo as orientações Comitê Extraordinário da Covid-19 no Estado.

Macrorregião

De acordo com o Plano Minas Consciente, a Macrorregião Noroeste, a qual o município de Buritis está inserido, está na onda vermelha, onde só podem funcionar os serviços essenciais, porém a Prefeitura Municipal e o Gabinete de Crise informaram que o município seguirá a onda amarela do plano.

Protocolos Minas Consciente – Versão 2.1 – 12/08/2020

Microrregiões

Além das macrorregiões, os dados das 62 microrregiões mineiras também foram considerados, permitindo que elas sejam divididas por ondas, conforme as realidades específicas. Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito optar por qual das duas recomendações seguir.

De acordo com a última atualização do Plano Minas Consciente, aprovada nesta quarta-feira (12/8) pelo Comitê Extraordinário Covid-19. A Microrregião de Saúde de Unaí, que o município de Buritis está inserido, também se encontra na onda vermelha.

Porém, o Prefeito de Buritis informou que em municípios com até 30 mil habitantes, avalia-se os indicadores de saúde e suas particularidades, sendo possível a adoção de uma onda diferente da micro e da macrorregião. Esses fatores possibilitam que o município avance para a onda amarela.

De acordo com o prefeito, caso o número de casos positivos de Covid-19 aumente no município, a onda pode regredir novamente e o município pode voltar a adotar a Deliberação 17.

Protocolos Minas Consciente – Versão 2.1 – 12/08/2020

Clique aqui e conheça as recomendações e as orientações previstas no Plano Minas Consciente.

Deixe uma resposta