Vigilância em Saúde inicia campanha de combate a Doença de Chagas

0
1573

A Campanha de Combate à Doença de Chagas iniciou no mês de junho em todo o Brasil e tem duração de 100 dias, o Departamento de Vigilância em Saúde de Buritis encontrou um barbeiro com teste positivo para o Trypanossoma cruzi, protozoário causador da Doença de Chagas.

De acordo com a coordenadora epidemiológica de Buritis, o barbeiro foi encontrado na região do Fetal e passou por análise no laboratório de controle interno do setor.

Laboratório do Departamento de Vigilância Sanitária/Buritis (MG)

Após a análise, foi detectado que o barbeiro estava infectado com o Trypanossoma cruzi. A amostra será enviada para a Gerência Regional de Saúde (GRS) e posteriormente será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Laboratório do Departamento de Vigilância Sanitária/Buritis (MG)

A campanha de Combate à Doença de Chagas realiza ações, principalmente em áreas rurais e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) percorrem todo o território municipal, realizando ações e estratégias de vigilância, prevenção e controle sanitário.

Em residências em que são encontrados os barbeiros, os agentes realizam a detetização com um produto químico e os moradores das residências passam por um processo de rastreio para identificar uma possível contaminação.

Caso seja constatada a infecção, o morador inicia o tratamento medicamentoso que visa impedir que a doença atinja a fase crônica e cause danos mais graves ao organismo. O tratamento da Doença de Chagas é oferecido gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS), basta procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) da sua localidade.

A Vigilância em Saúde alerta a população para que ao encontrar barbeiros em suas residências encaminhe para o setor de vigilância, localizado na rua Paraná, 496 no Centro de Buritis ou entre em contato através do telefone (38) 3662 – 3377.

Clique aqui e saiba mais sobre a Doença de Chagas.

Deixe uma resposta