Secretária de Saúde fala sobre a capacidade e estruturação de Buritis no combate ao Coronavírus

0
752

 

Estudos realizados pelo Ministério da Saúde e pela FioCruz indicam o avanço do Coronavírus para os municípios que possuem até 20 mil habitantes, o que mais preocupa é a falta de estruturação dos serviços de saúde para o tratamento destas pessoas.

É caso de Buritis, onde o suporte do sistema de saúde não é suficiente para tratar pessoas, caso ocorra uma possível contaminação. Nestes casos, seria necessário o encaminhamento para o município de referência, dentro da região de saúde. Segundo a Secretária, Mayara Antunes, em Buritis possui apenas um ventilador mecânico.

Outra problemática encontrada dentro destes municípios é a testagem dos casos suspeitos. No momento, a testagem está sendo realizada em Buritis, visto que o Estado encaminhou testes rápidos para os municípios, além disso a Secretaria de Saúde adquiriu alguns testes rápidos através de recursos próprios.

As estratégias de contenção do novo coronavírus foram implantadas através de decretos municipais e estaduais, embora estas deliberações estejam em vigor, ainda existe uma resistência da população quanto a adoção destas medidas. É importante lembrar que quanto maior a adesão a estas estratégias, menores serão os impactos do coronavírus nestes municípios.

FONTE: Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.

 

Deixe uma resposta