COVID-19: Governo de Minas responde ao MPMG sobre flexibilização das medidas de isolamento social

0
1234

O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Saúde, encaminhou resposta ao CAO-SAÚDE do Ministério Público do Estado de Minas Gerais sobre a flexibilização de medidas de restrição de convívio social. A Secretaria Estadual de Saúde mantem as medidas de restrição de convívio social até 13 de abril, quando o cenário será novamente analisado.

De acordo com a Portaria 454/2020 do Ministério da Saúde, o Estado de Minas Gerais encontra-se em transmissão comunitária do coronavírus no nível 3, que corresponde às ativações de leitos para assistência de casos graves insuficientes como medidas de controle. Dentro desse contexto, é necessário a criação de hospitais de campanha e o acionamento das forças armadas por parte da Secretaria de Estado de Saúde, o que já está sendo feito em Minas Gerias. Haverá também a utilização de leitos em unidades especializadas e a suspensão de cirurgias agendadas.

Segundo o Plano de Contingência para Emergência Pública Estadual, não haverá suspensão das medidas vigentes, devido o avanço da pandemia em Minas Gerais. Baseado em números apresentados em outros estados brasileiros e outros países, estima-se que o número aumente e chegue a um pico de 14 mil casos, em um dia, o que provocaria um colapso no sistema de saúde.

A estimativa é de que 5% do número total de casos venha a precisar de leitos de UTI. Após as medidas de restrição de convívio social, a análise foi atualizada e o resultado pode ter um impacto menor. Sobre o impacto da pandemia nas atividades econômicas e fiscalização sanitária, fica valendo os Decretos e Deliberações já editados pelo Governo de Minas Gerais. Vale ressaltar que a pandemia é dinâmica e o cenário de casos pode ser alterado em curto espaço de tempo.

A previsão para entrega do Hospital de Campanha montado na Expominas é para o dia 3 de abril. Na primeira fase de funcionamento, o hospital terá 800 leitos de enfermaria, a segunda fase será a montagem de 100 leitos de UTI. A terceira e última fase prevê a expansão de leitos das duas fases anteriores.

Estrutura do Hospital de Campanha na Expominas em Belo Horizonte.

Até o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado divulgado nesta quinta-feira (2), Minas Gerais possui 370 casos confirmados da doença e 6 óbitos. Os testes continuam tendo atraso na entrega dos exames, 3.856 testes aguardam resultados.

Matéria relacionada: MPMG pede informações ao Governo de Minas sobre flexibilização de medidas de restrição do convívio social

FONTE: Ministério Público de Minas Gerais

Deixe uma resposta