Conta de luz terá bandeira verde em fevereiro

0
562

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na última sexta-feira (31) que a bandeira tarifária de fevereiro será verde – ou seja, não haverá cobrança de taxa extra na conta de luz.

Segundo a Aneel, a decisão é motivada por uma previsão mais positiva de chuvas nas regiões onde se localizam os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa condição resulta no aumento da produção das hidrelétricas e de sua participação relativa no atendimento à demanda de energia do SIN (Sistema Interligado Nacional). Desse modo, diminui-se a necessidade de acionamento do parque termoelétrico, o que contribui para a redução do preço da energia no mercado de curto prazo.

Bandeiras tarifárias

Bandeiras tarifárias

O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.O objetivo é informar aos consumidores quando esse custo aumenta e permitir que eles reduzam o uso para evitar pagar uma conta de luz mais cara.

A Aneel alerta que mesmo com a redução do valor cobrado na bandeira no mês de fevereiro é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício.

Fonte: Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica

Deixe uma resposta