As origens da Família Prado

35
17435

A família Prado é sem sombra de dúvidas umas das famílias mais antigas de Buritis. Os primeiros representantes dessa família chegaram aqui em 1856, bem antes do Coronel Cândido José Lopes, que segundo relatos históricos, chegou em Buritis no ano de 1880.

Seguindo relatos de livros e historiadores, os antepassados dessa família são de origem judaica, cuja palavra “Prado” significa campo ou bosque, assim como é típico dos judeus denominar suas famílias ligando-as aos vegetais.

No registro da história, os Prados estão presentes desde a fundação de São Paulo do Piratininga, onde alguns dos principais bandeirantes e sertanistas que desbravaram e escravizaram índios em Minas Gerais levam este sobrenome, como é o caso de Domingos Rodrigues do Prado e Domingos do Prado de Oliveira.

O progenitor desta família na capitania de São Vicente e São Paulo foi João do Prado,natural da praça de Olivença da província do Alentejo de Portugal, que veio nos princípios da povoação de S. Vicente com muitos outros nobres povoadores na companhia do donatário Martim Afonso de Sousa, pelos anos de 1531.

Nos livros e registros históricos também é citado um outro João do Prado, avô materno de Isabel Furtado, esposa de Matias Cardoso de Almeida, fundador do Arraial de Morrinhos.

Outro representante é Domingos Rodrigues do Prado, bandeirante paulista nascido em Taubaté e um dos primeiros descobridores de ouro em Minas Gerais. Este bandeirante, casado com Leonor Bueno da Silva, filha do segundo Anhanguera,Bartolomeu Bueno da Silva, adentrou nos sertões do São Francisco, passando por Paracatu em meados de 1700 a procura de ouro.

Já Domingos do Prado de Oliveira, era filho de Manuel Francisco de Oliveira com Catarina do Prado Cardoso, filha de Matias Cardoso de Almeida com Isabel Furtado. Domingos do Prado de Oliveira foi um importante nome na conquista da Ilha das Guaíbas, em uma luta feroz contra os índios na Foz do rio Urucuia com a São Francisco, hoje São Romão.

Na história, outro Domingos do Prado é citado como um dos principais revoltosos no Motim do Sertão, em 1736, sendo este cunhado de Maria da Cruz, figura lendária no sertão de Minas Gerais e esposa de Salvador Cardoso de Oliveira. Estes foram pais de Matias Cardoso de Oliveira, dono das terras do alto Urucuia nessa mesma época.

Provavelmente, os descendestes dessa família em Buritis tenham vindo de Pirapora e descendem desses mesmos sertanistas que colonizaram o sertão das Gerais.

Raimundo Ferreira do Prado, o forasteiro, chegou em Buritis por volta de 1856. Homem de meia idade ou talvez idoso, que naquela época tornou-se proprietário da fazenda Barriguda. Raimundo chegou em Buritis junto com seu irmão, Manoel Ferreira do Prado e seu filho mais velho, Ladislau Ferreira do Prado.

O Capitão Ladislau Ferreira do Prado, como ficou conhecido, casou-se com Belizaria e teve cinco filhos, Raimundo, Carlota, Maria, Tereza e Merência. O primeiro filho recebeu o nome do avô, Raimundo Ferreira do Prado casou-se com Antônia Josefina Queiroz e teve numerosa descendência com nove filhos.

Outra filha do Capitão Ladislau que também teve numerosa descendência foi Carlota Ferreira do Prado, que se casou com Egídio Evangelista de Sousa e teve seis filhos.

Os Prados muito se expandiram na região. Casaram-se com os Fonseca, os Lopes, os Rodrigues, com os Valadares, Gonçalves e outros. Deles nasceram muitos filhos ilustres. Destacam-se em população, na política, inteligência, capacidade, educação, religião, na pecuária e agricultura.

 

TEXTO: Gilberto Valadares.

FONTE:
Livro Raízes e Cultura de Buritis no Sertão Urucuiano – Oscar Reis Durães

Sites: Recanto das Letras – Biografia de Raimundo Ferreira do Prado por Onofre Ferreira do Prado, geni.com, Prefeitura de São Francisco, scielo.br, familysearch.org e
arvore.net.br

35 comments

  1. RAMON GUSTAVO DE QUEIROZ JARA 7 janeiro, 2021 at 20:25 Responder

    Sou neto de Raimunda Evangelista de Queiroz, que, antes de se casar, chamava-se Raimunda Evangelista Souza Prado.
    Meu nome é Ramon Gustavo de Queiroz Jara, filho de Honória de Queiroz Jara (Honória Evangelista de Queiroz).
    Gostaria muito de conhecer meus parentes.

  2. George Prado 14 fevereiro, 2021 at 10:27 Responder

    Sou George Prado, sou descendente do cearence Vicente Prado, nascido na cidade de Sao Benedito-Ce, cuja familia, no inicio do seculo XX se deslocou para o Piauí, Teresina, mais precisamente, hoje somos varias geraçoes dos Cearenses que partiram para outris Estados em busca?de melhires condiçoes de vida, inclusive uma outra parte da familia de meu avô, Vicente Prado, se estabeleceu no Estado do amazonas e do Acre.

  3. Aluisio Carlos da Cunha Jr 7 maio, 2021 at 00:42 Responder

    Domingos do Prado de Oliveira, filho de Manuel Francisco de Oliveira e Catarina do Prado Cardoso, é o m esmo Domingos do Prado que se envolveu nos Motins do Sertão em 1736, fato fartamente documentado. Domingos do Prado tinha dois irmãos: o frei Mathias Cardoso de Oliveira e Salvador Cardoso de Oliveira que foi casado com D. Maria da Cruz, natural de Penedo, em Alagoas, conforme testamento desta existente no arquivo do Fórum Edmundo Lins, no Serro-MG.

  4. Venina aparecida do prado 16 maio, 2021 at 21:05 Responder

    Olá sou Venina aparecida do prado filha de Valdivino Rodrigues do prado filho de joao Rodrigues do prado e senhorinha abadia de jesus e Maria de fatima prado
    antes era Firmino Alvim Camargo..meu pai tinha dois irmãos.joao Rodrigues do prado e onofre Rodrigues do prado.eles perderão os pais muito jovens e o onfre tinha problema mental foi enterrado em Barbacena quando tina uns +-8 a 10 anos João Rodrigues era barbeiro afamado em Goiânia casado com belinha creio q seria Isabel teve 3filhos ricardo.maria alcilhafora e não me lembro o nome da outra e meu pai era de Araguari onde se casou e mudou pra buriti alegre depois pra Uberlândia onde falei aos 42 anos e chamando pelo os irmãos gostaria tanto de ao menos ter notícias e dar notícias …amei sta chance obrigado pela oportunidade

  5. Venina aparecida do prado 16 maio, 2021 at 21:09 Responder

    Olá sou Venina aparecida do prado filha de Valdivino Rodrigues do prado filho de João Rodrigues do prado e senhorinha abadia de jesus e Maria de fatima prado
    antes era Firmino Alvim Camargo..meu pai tinha dois irmãos.joao Rodrigues do prado e onofre Rodrigues do prado.eles perderão os pais muito jovens e o onofre tinha problema mental foi enternado em Barbacena quando tinha uns +-8 a 10 anos João Rodrigues era barbeiro afamado em Goiânia casado com belinha creio q seria Isabel teve 3filhos ricardo.maria alcilhadora e não me lembro o nome da outra e meu pai era de Araguari onde se casou e mudou pra buriti alegre depois pra Uberlândia onde faleceu
    aos 42 anos e chamando pelo os irmãos gostaria tanto de ao menos ter notícias e dar notícias …amei sta chance obrigado pela oportunidade

    • Osorio Silva 28 dezembro, 2021 at 03:49 Responder

      Nossa venina aqui somos da familia Rodrigues do prado, minha mae: Teteza Rodrigues do Prado e o Pai; meu avo ja falecido se chamava Leopoldo Rodrigues do prado. Sera que somos da mesma familia

  6. onofre ferreira do prado 7 julho, 2021 at 20:21 Responder

    Sou Onofre Ferreira do Prado, natural de Buritis (MG), o da foto acima, envergando a farda da Forca Aérea Brasileira, escritor, membro da Associação Nacional de Escritores, com sede em Brasília e da Academia de Letras do Brasil, com sede em Belo Horizonte. Sou tetraneto do primeiro Raimundo Ferreira do Prado que chegou na região do Urucuia por volta de 1856, trineto do capitão Ladislau Ferreira do Prado e bisneto do coronel Cândido José Lopes, mencionados nesta matéria da Família Prado.
    Vejam biografias e outros textos relacionados no site Recanto das Letras, através do link: https://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=52691

  7. Heleno 28 julho, 2021 at 09:02 Responder

    Eu sou Heleno Hazan do Prado sou bisneto de Manoel Ferreira do Prado que imigrou do Ceará para o Amazonas no final do século XX juntamente com seu irmão Benjamin Ferreira do Prado se alguém conhece ou ja ouviu falar me chama no Face ou Mensseger!

  8. Thiago prado 28 julho, 2021 at 15:52 Responder

    Olá sou Thiago gomes do prado neto de Sebastião Rodrigues do Prado e bisneto de Piu Rodrigues do Prado, sou de volta redonda meus avô MG

  9. Moacir pitanguy do prado Junior 8 setembro, 2021 at 17:45 Responder

    Olá, sou moacir pitanguy do prado Junior, filho de moacir pitanguy do prado e Marilda Ferreira do Prado, neto de celina pitanguy do prado ,
    egidio evangelista do prado e Gênova a Ferreira do Prado e Otávio Ferreira do Prado, moro em Buritis-MG

  10. Joari ferreira do Prado 18 outubro, 2021 at 19:01 Responder

    Sou Joari ferreira do Prado filho de Maurílio ferreira do Prado, meu pai é de Itajubi cidade do interior de São Paulo.

  11. Paulo Jorge Matos Prado 31 outubro, 2021 at 21:51 Responder

    Sou Paulo Jorge Matos Prado, desejo saber as raízes da família Prado que se localiza hj no Maranhão, começando em Caxias, seguramente com meu avô Paulino Prado, que mais tarde separou-se de minha avó Maria Chaves Prado e constituiu outra família no Estado do Goiás, região que nos dias de hoje é Tocantins.

  12. BERENICE APARECIDA DO 25 março, 2022 at 15:58 Responder

    Nossa que legal!!!!
    Gostaria muito de saber sobre meus antepassados.
    Sou Berenice Aparecida do Prado.
    Olá pessoal dos Prados…

  13. Cirene de Oliveira souza 26 abril, 2022 at 19:31 Responder

    Olá, gostaria muito de saber a origem da minha família! Minha vovó conta que foi pega no laço num campo em Brumadinho BH e nunca mas viu a família dela, ela contatava que seus pais tinham muitas terra. E ela tinha mas dois irmãos! Mansueta Ferreira prado ! e Pedro do Prado, ela contava que Pedro tinha vindo pra São Paulo! Minha vó chamava Maria Dionizio do Prado! Dionísio por parte do meu avô! Se alguém sobre alguma detalhe entre em contato por favor.

  14. Sueli Prado Polis 14 maio, 2022 at 16:03 Responder

    Nossa! Também pertenço a família Prado. Pedro do Prado, e Olivina do Prado. Esyou em busca de informações sobre a família dos meus avós!

  15. Liziane 19 julho, 2022 at 13:43 Responder

    Sou liziane prado, minha mãe já falecida e Regina prado Leão, o pai dela se chamava João prado Leão, meu avô materno José do prado e minha vó se chamava Messias Andrade somos do Paraná não sei nada sobre eles queria mais informações sobre minha família se tenho mais parentes? Se alguém souber por favor entre em contato comigo meu e-mail pradoliziane9@gmail.com

  16. Byron Prado 10 setembro, 2022 at 22:32 Responder

    Ola Familha Prado. Tenho o Sobrenome Prado .
    Sou Byron Campos Prado. Avós Paternos Cândido Bueno do Prado e Oscarina Rodrigues Bueno. Familha do Sul de minas Varginha. Gostaria de conhecer um pouco mais sobre a Raiz de origem da familha Prado.

  17. Moacir 22 setembro, 2022 at 00:23 Responder

    Olá, sou moacir pitanguy do prado Junior, nascido e criado em Buritis-MG, residindo em Buritis, filho de Moacir Pitanguy do Prado e Marilda Ferreira do Prado, neto de Egídio Evangelista do e Celina pitanguy do Prado avós paternos e do tenente Otávio Ferreira do e Gênova Ferreira do Prado anos maternos.

  18. Elieu Cizino do Prado 3 outubro, 2022 at 22:07 Responder

    Boa noite. Sou Elieu Cizino do Prado filho de Nilson Cizino do Prado e neto de Pedro Cizino do Prado.
    Alguem ae sabe de alguma informaçao sobre o sobrenome Cizino do Prado?
    Obrigado.

Deixe uma resposta