Senar promove curso de recuperação e proteção de nascentes em Buritis

1
1620

 

O curso de “Recuperação e Proteção de Nascentes” oferecido pelo Senar Minas contou com a participação de 10 assentados do Assentamento Nelson Mandela localizado a 45 km de Buritis. O curso com duração de três dias foi ministrado pelo Engenheiro Agrônomo, especialista em recursos hídricos, Magno Leal.

O curso é dinâmico e interativo, utilizando a teoria associada a prática. Os participantes trabalharam na recuperação de uma nascente localizada no Lote de Dona Maria da Paz. De acordo com o Engenheiro Agrônomo, após o processo de recuperação a nascente, que é permanente, teve uma vazão de 1.570 litros de água.

A causa ambiental é o principal quesito abordado durante o curso, o isolamento da área para evitar o pisoteio de animais e o reflorestamento em um raio de 50 metros da nascente é fundamental.

De acordo com Ester Lopes, mediadora do Senar em Buritis, a instituição oferece mais de 300 cursos profissionalizantes aos produtores rurais, o que qualifica a mão de obra e aumenta a renda, principalmente dos pequenos produtores. Os cursos do Senar são ofertados no município de acordo com a demanda apresentada.

FOTOS: Gilberto Valadares e Magno Leal

1 comment

Deixe uma resposta