Casa da Cultura realiza Curso Saúde da Mulher

0
308

A Casa da Cultura Roselverte Antônio Pires em parceria com o Sindicato Rural de Buritis e o Sistema FAEMG/SENAR Minas, realizou entre os dias 12 e 14 de setembro, o Curso Saúde da Mulher. Com carga horária de 24 horas, o curso foi realizado no Polo Universitário e foi ministrado pela instrutora Solange Ferreira Ribeiro, credenciada do SENAR-MG.

O objetivo do curso é informar as participantes não só sobre questões relacionadas aos cuidados com a saúde física e mental, mas, principalmente, sobre as conquistas das mulheres ao longo da história, direito e deveres, a mulher e o mercado de trabalho, autoestima, relacionamentos, sexualidade, violência doméstica, física e psicológica, feminicídio, entre outros temas abordados.

Curso Saúde da Mulher – Buritis MG

“Com o curso foi trabalhado a prevenção, seja para evitar problemas com a saúde ou de riscos que elas possam correr. O curso nos orientou sobre diversos assuntos, especialmente relacionados à Lei Maria da Penha e, com isso, conseguiremos repassar as informações corretas caso seja necessário”, explica Maria Gisele da Penha Rodrigues dos Santos, chefe do Departamento de Cultura.

Para Eleuza D’Arc Magalhães, Técnica em Enfermagem, “O curso foi muito válido, muito educativo. As mulheres se entrosaram mesmo sem se conhecer. As informações que recebemos são importantíssimas tanto nas questões pessoais, quanto profissionais. Solange, instrutora do SENAR/MG nos instruiu com várias dicas, para nos sentirmos mais determinadas, confiantes e com autoestima maior. Saio mais forte”.

“Simplesmente amei cada minuto e cada ensinamento! Ficamos muito animadas. Aprendi muito e recomendo. Instrutora capacitada e com muita paciência para dividir o conhecimento conosco. A grande maioria das mulheres já viveu alguma coisa que foi tratado durante o curso, então foi ótimo. Depois desse curso, saio uma pessoa completamente diferente”, disse Neide Fátima de Almeida.

De acordo com Vicentina Alves Rodrigues, Técnica em Enfermagem, “O curso me abriu horizontes, tirou dúvidas que as vezes passam despercebidas, foi um momento de convivência do qual eu estava precisando. Absorvi conhecimentos, compartilhei experiências da minha vida pessoal e profissional, dei boas risadas e me emocionei. Dei abraços e ganhei abraços, algo tão simples que poucas vezes ou quase nunca o fazemos. Aprendi que sou mulher, criatura única com suas particularidades, um ser extremamente importante na sociedade”.

“Adorei participar do curso, passei a me conhecer melhor e a escutar o outro. Adquiri mais conhecimento com relação a saúde física, mental e as doenças que mais afetam as mulheres. Quero agradecer a Solange, instrutora do SENAR/MG, pelas informações; a Ester, Sindicato Rural e a Gisele da Casa da Cultura, pelo curso ofertado. Foi maravilhoso”, disse Daiane de Almeida Martins que também participou do curso em Buritis.

FONTE e FOTOS: Casa da Cultura Roselverte Antônio Pires.

Deixe uma resposta