Febre Aftosa: primeira etapa de vacinação vai até o dia 31 de maio

0
89

Junto com o mês de maio, começa o prazo para vacinação do gado contra a febre aftosa. Em Minas Gerais, a estimativa é que 22 milhões de animais sejam imunizados. Em Buritis, existem 1.349 produtores cadastrados pelo IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, a expectativa é que nesta primeira etapa mais 95% dos animais sejam imunizados, superando os 91% da última campanha.

Nesta primeira etapa de vacinação, que vai até o dia 31 de maio, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos independentemente da idade. A dose, que até o ano passado era de 5 mililitros para cada animal, passou agora para 2 mililitros. A venda da dose maior está, inclusive, proibida. De acordo IMA, essa já era uma reivindicação dos produtores rurais, para diminuir as reações do gado à vacina.

É obrigatório declarar a vacinação do rebanho junto ao IMA, nesta primeira etapa a declaração deverá ser feita até o dia 10 de junho através do site www.ima.mg.mg.gov.br. O criador de bovinos e bubalinos que não imunizar o rebanho poderá sofrer penalidades junto ao IMA.

FOTOS: Equipe TV Rio Preto – Buritis 

Deixe uma resposta