Roselverte Antônio Pires

0
743

Filho de Belmiro Antônio Pires e Antônia do Prado, Roselverte Antônio Pires popularmente conhecido como “Seu Rosa” nasceu em 13 de julho de 1923 no município de São Francisco.

Mudou-se para Buritis no ano de 1930, aos 7 anos. Já em sua vida adulta, se tornou agropecuarista e proprietário da Fazenda Mangues.

Roselverte Antônio Pires

Casou-se pela primeira vez com Justiniana Rodrigues da Costa, que faleceu nove meses após o matrimônio. Seu segundo casamento foi com Maria da Glória Rodrigues Rocha, com quem teve onze filhos, Filon Antônio Rocha, Palmira Antônio Rocha, Demilson Antônio Rocha, José Antônio Rocha, Maria Rosa Rodrigues Pires, Antônio Domingos da Rocha, Roselverte Rodrigues Júnior – o “Barroso”, Rosicler Rodrigues Pires, Mariana Rodrigues Pires e Roselmiro Rodrigues Pires.

Em Buritis, foi vereador e presidente da Câmara Municipal. Seu Rosa foi folião e conhecido principalmente por ser um homem extrovertido e comunicativo, além de preservar memórias acerca do passado remoto, por esta razão recebeu uma homenagem póstuma, a Casa da Cultura de Buritis, leva o nome deste ilustre cidadão que aqui habitou.

Texto: Lívia Alves.

Fonte: Raízes e Cultura de Buritis no Sertão Urucuiano – Oscar Reis Durães

Deixe uma resposta