Pedro Jari Taborda

0
1285

Nascido em 24 de dezembro de 1943 no município de Independência no Rio Grande do Sul, Pedro Jari Taborda é filho do casal Valdomiro da Rosa Taborda e Ana Jari Taborda. De origem Australiana por meio da linhagem de sua mãe, casou-se com Terezinha Jesus Taborda e com ela teve quatro filhas, Elizete, Rosimara, Dione e Elidiane.

Segundo ele mesmo conta, teve conhecimento da imigração dos gaúchos para Buritis através da família Prestes, no início da década de 80, o que despertou a sua curiosidade em conhecer o município mineiro.

Em busca de melhores condições de vida, em 1983 o Sr. Pedro Taborda visita Buritis, faz seus primeiros contatos e realiza a compra de terras na chapada do município, com o propósito de desenvolver a agricultura e o cultivo, a princípio, de soja e arroz. No ano seguinte, trouxe a sua família para aqui morar, conforme lembra, mudou-se para Buritis em 10 de junho de 1984.

Homem extremamente generoso e trabalhador, tornou-se sinônimo de prosperidade para o povo buritisense. Sempre dedicado à agricultura, foi escolhido para disputar as eleições de 1992, quando foi eleito prefeito de Buritis na Coligação denominada “Caminho para Mudanças”, juntamente com o seu vice, o Sr. João Alberto Ferraz.

Foto: Galeria dos ex-prefeitos de Buritis

A sua administração foi considerada pela maioria da população como realizadora e avançada, com grandes obras, como o asfaltamento das ruas da cidade, construção de escolas, pontes, do atual terminal rodoviário, da eletrificação do bairro Taboquinha, adequação do atendimento à saúde em todo o município, reforma e construção de casas para pessoas carentes, entre outros feitos.

Texto: Gilberto Valadares.

Fonte: Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano – Oscar Reis Durães

Deixe uma resposta