Lindolpho Gonçalves Sobrinho

0
919

Lindolpho Gonçalves Sobrinho nasceu em 13 de abril de 1893. É filho da professora Amélia Gonçalves, que ensinava as crianças e jovens nas fazendas próximas a Buritis e Arinos. Casou-se com Hemetéria Josephina Lopes e tiveram 8 filhos: Leolina, Hemetério, Oswaldo, Ignês, Ilda, Ismar, Maria da Penha e Milton.

Hemetéria Josephina Lopes e filhos

Foi o primeiro vereador de Buritis, e esteve presente na primeira reunião de instalação do município de São Romão, representando o distrito de Buritis em 2 de março de 1924.

Na década de 30 demarcou o terreno para a construção do prédio da Igrejinha de Nossa Senhora da Pena, na Praça Dom Elizeu e comandou a obra realizada em sistema de mutirão, com a participação dos moradores locais. Custeou as despesas para o término da obra, recebendo como pagamento as terras da Barra da Vereda, pertencentes à Paróquia.

Através de um documento antigo (foto abaixo) e escrito a mão, tivemos o registro feito pelo Sr. Lindolpho Gonçalves, pedindo a colaboração dos moradores locais e especificando os materiais e madeiras utilizadas na construção da Igrejinha.

Documento de construção da Igrejinha de N. Senhora da Pena – Década de 30

Em 1937 manteve a fazenda Almas e o comércio de gado sob os cuidados do filho Oswaldo, mudando-se com a família para Formosa-GO, procurando dar uma boa educação aos seus filhos. Sua filha Ignês tornou-se professora e o filho Ismar, engenheiro civil. Em Formosa Lindolpho trabalhou como Inspetor Escolar.

Cidadão de bem, destemido e trabalhador, contribuiu para a inovação da pecuária local. Católico fervoroso, educou seus filhos na fé e ajudou muito a igreja. Para inauguração da Igrejinha, preparou uma linda festa com uma passarela ladeada de bananeiras, enfeites e uma bela fita na entrada, que foi cortada pelo Bispo Dom Elizeu. Também promoveu a Festa do Divino com muita honra, como festeiro, trazendo flores e bandeiras para decorar a igreja.

Faleceu aos 68 anos em 1961, deixando a esposa Hemetéria, filhos e netos.

 

Texto: Gilberto Valadares e Maria Angélica Gonçalves Lopes.

Fonte: Maria Angélica Gonçalves Lopes e família Lopes.

Deixe uma resposta