INSS realizará reprocessamento de Seguro Defeso do Pescador Artesanal

0
1515

O INSS realizará na próxima sexta-feira (25) o reprocessamento automático de pedidos do SDPA (Seguro Defeso do Pescador Artesanal) para os pescadores cadastrados que ainda não receberam o benefício. O gerente da agência do INSS em Buritis, o Sr. José Mauro Araújo, esclareceu dúvidas quanto ao pagamento do Seguro e das exigências do sistema que começou a valer a partir deste ano.

Segundo José Mauro, no mini polo que abrange as cidades de Arinos, Buritis e Unaí, 1.052 pescadores estão cadastrados e destes, 277 receberam o benefício pago através da Caixa Econômica Federal. Nos outros 775 casos, foram encontradas divergências nos cadastros e os mesmos devem procurar a Colônia de Pescadores de sua região e regularizar os dados, ou ainda, se caso não conseguirem através da Colônia de Pescadores, os mesmos devem procurar a agência do INSS de sua cidade.

O gerente da agência do INSS em Buritis informa que após o reprocessamento automático no dia 25, será encaminhado à Colônia de Pescadores, uma lista dos beneficiados cadastrados na região.

O SDPA é uma assistência financeira temporária, no valor de um salário mínimo, concedida ao pescador que exerça sua atividade de forma artesanal, individualmente e em regime de economia familiar, ainda que com auxílio eventual de parceiros, no período de defeso (01/11/18 a 28/02/19).

Terá direito ao benefício todos os pescadores cadastrados que não disponham de outra fonte de renda fora da pesca e que estejam com o cadastro sem divergências no sistema do INSS.

Confira a matéria completa em vídeo.

Deixe uma resposta