Hemetério Gonçalves, combatente de guerra

0
1120

O veterano na Força Expedicionária Brasileira, Hemetério Gonçalves nasceu em 10 de março de 1918, na Fazenda São Vicente, em Buritis.

Era um dos oito filhos de Lindopho Gonçalves e Hemetéria Josefina Lopes. Até os dezoito anos viveu e trabalhou na Fazenda das Almas, ingressando em seguida no Exército brasileiro, na cidade de Ipameri em Goiás, voltando para Buritis após cumprir seu compromisso patriótico.

Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, já como reservista, foi convocado para integrar as fileiras da FEB, vindo a fazer parte da 8ª Companhia, no 11º Batalhão de Infantaria, de São João Del-Rei, no Estado de Minas Gerais.

No dia 22 de setembro de 1944, sob o comando do General Olímpio Falconière da Cunha, embarcou no navio de transporte norte-americano, “General Meigs” juntamente com outros 5.242 homens, integrando assim o 2º Escalão da FEB, que zarpou com destino a Itália.

Sua chegada aconteceu em 06 de outubro de 1944, no Porto de Nápoles. Em solo italiano, com denodo e bravura participou da Tomada de Monte Castelo e da Batalha de Montese.

Com o fim do cessar fogo, ocorrido no início de maio de 1945, o combatente Hemetério Gonçalves, ileso, foi licenciado, retornando para sua terra de origem, vivendo nas fazendas Das Almas e São Domingos, onde foi fazendeiro e granjeou a admiração de milhares de amigos.

Muitos anos depois, quase tardiamente, já perto de falecer foi reformado com os proventos de 2º tenente. Faleceu em 15 de agosto de 2002 em Buritis, recebendo as honras fúnebres da gloriosa Polícia Militar de Minas Gerais.

FONTE: recantodasletras.com.br por Onofre Ferreira do Prado.

Deixe uma resposta