Délio Prado Lopes

0
1190

Nascido em Buritis em 28 de abril de 1940, filho de Antonino Cândido Lopes e Astrogilda Evangelista do Prado, Délio iniciou seus estudos em Buritis, onde concluiu o 1º grau. Saiu de casa aos 13 anos para trabalhar como garçom na cidade de Anápolis (GO) e ainda jovem mudou para Brasília, onde trabalhou como locutor na rádio Voz de Brasília, no Núcleo Bandeirantes de 1957 a 1960.

Délio, Antonino (seu pai) , Astrogilda (sua mãe) na janela e Coleto.

Délio Prado também trabalhou na construção civil da capital, onde morou até 1962, quando voltou para Buritis, aos 22 anos. Em 15 de novembro de 1966 aconteceu a 2ª eleição municipal, com chapa única. A chapa apresentada pela ARENA, partido criado após a Revolução de 1964, juntamente com o MDB, teve como prefeito eleito Délio Prado e vice-prefeito Baltazar Fonseca Melo.

Délio destaca uma novidade adquirida durante a sua gestão nos finais da década de 60, o rádio. Segundo ele mesmo nos contou, em viagem a Belo Horizonte, foi até a Secretaria de Segurança e solicitou um rádio para a prefeitura de Buritis. O operador era o então Saturnino Fonseca Maia e logo depois foi o Sr. Romero Pimentel.

Délio Prado em Brasília – DF. Anos 60

O rádio conseguido por Délio, trocava informações da prefeitura municipal, situações de emergência e ocorrências policiais com a capital mineira, com o Batalhão de Montes Claros e com cidades vizinhas a Buritis. O rádio funcionou como meio de comunicação até a chegada da eletricidade e do telefone, em 1976.

Dentre outras importantes obras de seu governo com gestão de 1967/1971, pode-se destacar a construção da estrada Buritis/Brasília-DF, Delegacia Policial, construção de 12 escolas rurais, aquisição de trator e primeiros veículos, criação da Escola Estadual Cândido José Lopes, instalação do Posto dos Correios, algumas estradas vicinais e a vinda do primeiro médico para atender a população.

Délio Prado casou-se em 1964 com Julieta Gaia Lopes e tiveram dois filhos, Mauro e Marcelo Gaia Lopes. Foi também vice-prefeito entre 1997 a 2000 e vereador entre 2008 e 2012. Grande comunicador, pertenceu à Sociedade São Vicente de Paulo, foi Presidente do Abrigo João da Silva Santarém e fundador e diretor comercial da Cooperativa Agropecuária de Buritis. Assumiu o Sindicato Rural como presidente em 9 de março de 1990, realizando um trabalho a favor da classe produtora do município.

Além de seus feitos na comunicação, destacou-se como grande empresário, pecuarista, incentivador das exposições agropecuárias, sendo um dos responsáveis por construir o novo Parque de Exposições e Leilões de Buritis.

Délio prado Lopes

Délio Prado Lopes presidiu o Sindicato Rural por 27 anos, foi vice-presidente da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) por cinco mandatos e se tornou uma das figuras de maior destaque da família Prado e Lopes. Faleceu aos 78 anos em Brasília no dia 19 de fevereiro de 2019, deixando um legado de grandes feitos realizados em prol do desenvolvimento do município.

Texto: Gilberto Valadares e Lívia Alves.

Fonte: Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano – Oscar Reis Durães e Família Prado Lopes.

Deixe uma resposta