Coronel Cândido José Lopes

0
2235

A família Lopes vem da família Lopez de Portugal. Um dos primeiros nomes da família no Brasil é o do Sr. Pero Lopes Sousa. Após 1800, já encontramos suas ramificações no norte e noroeste mineiro, nas cidades de Paracatu, Montes Claros, Januária e no próprio Burithy.

Em meados de 1880, chegava em Buritis o Coronel Cândido José Lopes, sendo coronel de patente comprada, segundo o costume daqueles homens primitivos, tendo nascido em 1849. Possivelmente era natural de Januária, o antigo povoado fundado por Januário Cardoso, em 1668.

Foi casado com a Sra. Alexandrina e depois de viúvo mudou-se para a região do alto urucuia, para o povoado de Santanna do Burithy, trazendo sua primeira filha, Inês Alexandrina Lopes, que casou-se duas vezes, e no segundo casamento teve três filhos com José Fonseca Melo, irmão de Vitalino Fonseca Melo.

Quando chegou no povoado, o Coronel formou a sua segunda aliança matrimonial com uma das filhas de Marcolino de Queiroz, com o nome de Ana Josefina de Queiroz, que deu a luz a sete filhos: Ana Josefina Lopes (Cota), Antonino Cândido Lopes, Hemetério Cândido Lopes, José Antônio Lopes, Maria Cândida Lopes (Maroca), Hemetéria Josefina Lopes, Cândido José Lopes (Candocho).

Cândido José Lopes, por muitos anos, foi Juiz de Paz em Santanna do Burithy, grande fazendeiro, pecuarista e comerciante. Trabalhou em prol do povo. Naqueles tempos remotos, chegou a trazer uma professora de januária para lecionar no povoado local.

Coronel Cândido Lopes. Foto da segunda metade do século XIX.

Em 1913 ficou extremamente doente, tentou livrar-se de sua enfermidade e fez uma viagem a cavalo para São Romão, de lá pegou um dos vapores com destino a Pirapora, a fim de tratar sua saúde precária. Faleceu no mesmo ano e foi sepultado no povoado de Lassance, município de Pirapora.

Texto: Gilberto Valadares.

Fonte: Raízes e Cultura de Buritis no Sertão Urucuiano – Oscar Reis Durães

Deixe uma resposta