Antonino Cândido Lopes

0
866

Antonino Cândido Lopes nasceu em 22 de julho de 1882 na cidade de Buritis – MG, fruto da união do coronel Cândido José Lopes com Ana Josefina Queiroz.

Durante a sua vida, dedicou-se inteiramente ao desenvolvimento de Buritis. Na política, esteve à frente do PSD e representou Buritis em Unaí no cargo de vereador.

Antonino Cândido Lopes e seu neto Djalma

Fundou a Escola Estadual Cândido José Lopes e trouxe para Buritis professores de São Francisco e Paracatu. Foi dono da primeira farmácia da cidade, comércio que não lhe rendeu lucro, pois todo o estoque foi doado aos munícipes.

Casou-se por quatro vezes: sua primeira esposa foi Sofia, a segunda Anita Gonzaga Sóter, natural de Paracatu – MG, a terceira foi Maria Ferreira do Prado e por último casou-se com Astrogilda Evangelista do Prado. Com a última companheira teve 12 filhos, além de criar vários órfãos.

Délio Prado Lopes, Antonino Cândido Lopes e Américo Lopes. Astrogilda Prado ao fundo

Foi um dos maiores cidadãos de Buritis e sua imagem é muito querida entre as famílias tradicionais e demais conhecedores do desenvolvimento da cidade.

Era carinhosamente chamado de “Advogado” pelos moradores do lugar por seu interesse em ajudar a resolver assuntos relacionados aos menos favorecidos, sem receber remuneração alguma.

Antonino Cândido Lopes faleceu no dia 30 de janeiro de 1970.

 

Texto: Gilberto Valadares

Fonte:: Livro Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano

Deixe uma resposta