Volume de chuva aumenta em Minas Gerais

0
1111

A quarta-feira amanheceu com tempo chuvoso sobre a maioria das regiões mineiras, com chuva moderada a forte em vários locais do Noroeste do estado.

O tempo segue muito instável e a chuva se prolonga até a noite sobre a maioria das regiões de Minas Gerais. O período que marca a transição entre as estações seca e chuvosa do ano não será extravagante em Minas Gerais.

As áreas de instabilidade que estão por todo o Sudeste do Brasil são persistentes e fazem parte do processo de formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Hoje, uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro e reforça a condição para chuva.

Dezembro terá um panorama semelhante ao mês anterior, mas com um volume de chuvas maior e, possivelmente, acima da média, devido à ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Segundo o meteorologista da CEMIG, Arthur Chaves de Paiva Neto, o fenômeno La Niña, que se forma no Pacífico, deverá ganhar força a partir de novembro, podendo provocar uma ligeira queda nas temperaturas em quase todo o estado, e as chuvas devem ficar acima da média.

Este gráfico mostra o volume de chuva diário previsto para Buritis em um período de 10 dias. O volume, em milímetros, é representado pela barra azul. Quando a mesma não aparece no gráfico, é porque não há previsão de chuva para aquele dia. A forma de ocorrência da chuva, concentrada em um curto espaço de tempo ou distribuída ao longo do dia, irá determinar a intensidade da mesma.

FONTE: Climatempo

Deixe uma resposta