Buritisenses celebram os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

0
624

Fiéis e devotos de Nossa Senhora Aparecida, comemoraram o dia 12 de outubro com alegria em Buritis. A celebração em homenagem à padroeira do Brasil, começou com uma carreata saindo da Matriz de Nossa Senhora da Pena em direção à Igreja que leva o nome da Santa no bairro Israel Pinheiro.

Já na Igreja, o Pe. Genilson presidiu a Santa Missa que contou ainda com a procissão luminosa pelas ruas do bairro e logo após a celebração os fiéis puderam se confraternizar nas barraquinhas com comidas típicas e ainda participar de um leilão.

Esse ano a igreja de Nossa Senhora Aparecida juntamente com a Paróquia de Nossa Senhora da Pena, promoveu uma grande homenagem com novenas, missas e barraquinhas desde o início do mês. E esse ano é especial, afinal são 300 anos desde que 3 pescadores encontraram a imagem da Virgem Aparecida, nossa padroeira, no rio Paraíba do Sul.

Os fiéis lotaram a Igreja e até as crianças que também comemoram o seu dia estiveram presentes na celebração, foram elas inclusive que fizeram a coroação de Nossa Senhora Aparecida demonstrando que fé e devoção não tem idade.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando três pescadores foram incumbidos de conseguir peixes para um banquete que seria servido. Mesmo não sendo tempo da pesca, os três se lançaram ao rio fazendo uma oração à Virgem Maria que os ajudassem na missão.

Depois de várias tentativas eis que um dos pescadores lançou a sua rede e quando trouxe à superfície encontrou a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ao lançar novamente encontrou a cabeça da Santa que se encaixou perfeitamente no restante da imagem.

Depois disso, os pescadores apanharam tanto peixe que tiveram que voltar ao porto com medo da canoa que estavam a virar. Os pescadores chegaram eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida.

Desde então vários milagres foram atribuídos à Santa e a devoção dos fiéis só aumentando até que em 16 de julho de 1930 foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira por decreto do Papa Pio XI.

FOTOS: Lívia Alves

 

 

 

Deixe uma resposta