Meio Ambiente: Ribeirão São Vicente sofre com a seca

0
949

Moradores da Vila São Vicente, distante 28 km do centro de Buritis, estão cada dia mais preocupados com a seca do Ribeirão São Vicente, um dos principais afluentes do rio Urucuia.

A situação assusta os moradores devido ao baixo nível de água do rio, pequenos agricultores que possuem terras as margens do ribeirão afirmam que nunca viram o mesmo nesta situação.  Segundo moradores, há alguns pontos do rio que há riscos de cortar o fluxo de água e que o ribeirão depende de pequenos afluentes para sobreviver.

Um dos pontos principais é a passagem conhecida como “Vale da Benta”, nesse local há o trânsito constante de veículos pesados e de pequeno porte que passam pelo rio sem nenhuma dificuldade, já que o nível está muito baixo.

A nossa repórter visitou o local no último sábado (22) e conversou com a dona Benta que mora ás margens do rio a mais de 70 anos, a moradora demonstrou preocupação com o ribeirão.

A Polícia Militar do Meio Ambiente informou a nossa equipe que todos os rios e córregos da região sofrem com o período de estiagem. O Sargento Wagner afirmou ainda que a região da vila São Vicente não possui grandes captações de recurso hídricos, a água retirada do rio é utilizada basicamente para a agricultura familiar e para pequenos agricultores e pecuaristas.

Os moradores da vila São Vicente não são abastecidos com a água do ribeirão, já que a água que abastece o povoado é retirada do córrego Brejinho. Mas moradores da zona rural e pequenos agricultores necessitam do rio para suas necessidades básicas.

Os principais fatores que contribuem para essa seca é o período de estiagem, o uso da água do rio de forma desordenada e o uso de recursos hídricos na agricultura e na pecuária. Esses fatores afetam de forma negativa os moradores e a biodiversidade da região.

FOTOS: Lívia Alves

 

Deixe uma resposta