Poda do centenário Jatobazeiro causa polêmica na comunidade buritisense

0
1132

A Secretaria Municipal de Obras podou na manhã da segunda-feira (11) galhos do centenário Jatobazeiro localizado na Praça Dom Elizeu na parte antiga de Buritis. Segundo informações da própria Secretaria, a poda foi realizada para retirar galhos que ameaçavam cair e que também atrapalhavam a iluminação na quadra de esportes.

Moradores próximos não gostaram de ver o Jatobazeiro sendo podado e questionaram o serviço realizado nesta árvore que é símbolo histórico da cidade, e acionaram a Polícia Militar do Meio Ambiente, que fiscaliza estes procedimentos no perímetro urbano e rural.

A situação tomou proporções maiores e parou nas redes sociais, causando envolvimento da sociedade que tem apreço pela história da árvore e da cidade. Muitos comentaram que o procedimento foi ilegal, acreditando que o Jatobazeiro seja um patrimônio histórico tombado.

A Lei Municipal nº 746/97 considera patrimônio histórico e cultural de Buritis o conjunto arquitetônico representados pelos imóveis situados na Praça Dom Elizeu (documento anexado abaixo). O decreto/lei nº 25, de 30/11/1937, informa que o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com intuito de preservar bens históricos, culturais, arquitetônicos, ambientais e também de valor afetivo para a população, e deve ser conservado impedindo que seja destruído ou descaracterizado.

A Secretaria de obras informou que não se trata de cortar a árvore, mas sim de podar os galhos que ofereciam riscos, e que para executar tal serviço possui autorização de cuidados das podas de árvores e de canteiros da cidade.

FOTOS: Equipe Tv Rio Preto Buritis e Redes Sociais

Deixe uma resposta