Artista plástico de Buritis desenvolve projeto “Mosaico na Cidade”

0
1185

 

O artista plástico Leonardo A. de Sousa idealizou o projeto Mosaico na Cidade para levar a comunidade um colorido diferente através da sua arte. O projeto consiste em realizar intervenções artísticas fixando mosaicos em alguns locais urbanos como postes, praças e quadras esportivas.

A proposta iniciará em postes que serão pintados com tinta látex e os mosaicos serão confeccionados com azulejos, pastilhas de vidro e fixados com argamassa e rejunte. Leonardo fará parceria com a APAE de Buritis para confeccionar os mosaicos, ajudando na coordenação motora fina dos alunos, e conta também com o apoio das escolas municipais e estaduais na aplicação dos mosaicos em postes próximos as escolas.

Apesar dos postes estarem em vias públicas são de responsabilidade da Companhia Energética de Minas Gerais, a CEMIG, e para o projeto dar continuidade é necessária a autorização da empresa. A autorização já foi solicitada e com a liberação do projeto em mãos, Leonardo ainda conta com a parceria da CEMIG em ministrar palestras educativas nas escolas ao final do projeto, orientando crianças e adolescente sobre prevenção de acidentes elétricos e manutenção com os postes.

Recebendo a liberação da empresa, a proposta visa aplicar mosaicos em 30 postes, dentro de 150 dias. Os temas explorados serão variados. Flores, borboletas, fauna e flora da região, figuras geométricas, nomes de ruas e praças enfim infinitas possibilidades.

As outras intervenções artísticas também necessitam de autorização da administração municipal ou órgãos responsáveis e serão providenciadas ao final do projeto com os postes.

Leonardo quer transformar o cenário atual dos postes, praças e demais, tornando-os atrativos turísticos para a cidade, causando nas pessoas novas perspectivas referentes à arte urbana.

FOTOS: Equipe TV Rio Preto

Deixe uma resposta