Dedo de Prosa – Oscar Durães

0
141

O 7º Programa Dedo de Prosa apresenta o escritor Oscar Durães, autor do livro Raízes e Culturas de Buritis no Sertão Urucuiano. Nascido em 1969 ás margens do rio Pernambuco em Buritis MG. Filho de Oscar Durães Fonseca e Neusa Maria Morato, Oscar apegou-se desde sua infância ao trabalho pesado, ajudando seus pais na lavoura, conhecendo de perto a labuta do sertanejo.

Aos 13 anos renunciou aos estudos devido o excessivo trabalho. Foi engraxate, vendedor de picolé, carroceiro, ajudante de padeiro, servente de pedreiro e aos 15 anos, já era pedreiro oficializado. Desde criança escrevia seus próprios poemas, em 1990 fez suas primeiras apresentações em público, declamando diversas poesias de sua autoria. Teve sua maior escola, na leitura regular de diversos livros.

Em 1991 mudou-se para Brasília e filiou-se ao Clube do leitor em Taguatinga. A partir de então, fez diversas viagens de pesquisas em vários municípios históricos de Minas Gerais. Oscar é amante da história, da geografia, da poesia, da arte do saber e profundo conhecedor da Bíblia. Convicto, acima de tudo otimista, traz na alma a sensibilidade e a vocação dos poetas.

Todavia a história tem sido a mãe mestra da vida, onde o saber ganha tempo, apagando os erros do passado e construindo a estrada do futuro.

Oscar Reis Durães

Deixe uma resposta